Região Oeste com 226 deslocados e 35 desalojados desde 28 de janeiro

  • 07/02/2026

Após o briefing diário da Proteção Civil regional, Carlos Silva disse à agência Lusa que, desde a passagem da depressão Kristin, na noite de 27 para 28 de janeiro, registam-se na região 226 deslocados, dos quais 53 já regressaram às suas casas.

 

A situação pior, destacou, é a da localidade da Mata, no concelho de Alenquer, com cerca de 60 deslocados das suas casas "por precaução ou por danos".

Há ainda a registar 35 desalojados, seis dos quais já regressaram às suas casas.

"Preocupa-nos mais os deslizamentos de terras, que estão a provocar muitos estragos em estradas que ficam sem condições de circulação e em condutas de água, deixando localidades sem água", explicou o responsável.

Carlos Silvas adiantou que "há habitações a ficar destruídas por danos provocados por deslizamentos de terras ou em risco".

Nas últimas 24 horas, o Sub-Comando de Emergência e Proteção Civil do Oeste contabilizou 159 ocorrências devido à meteorologia adversa, sobretudo em Alcobaça (41), Torres Vedras (29), Sobral de Monte Agraço (20) e Arruda dos Vinhos.

A maioria das ocorrências está relacionada com inundações (54), quedas de árvores (46), movimentos de massa (28) e quedas de estruturas (20).

Os 12 municípios da região têm o plano de emergência ativado, tendo alargado o prazo para o dia 15, face às previsões climatéricas.

A região Oeste integra os concelhos de Alcobaça, Nazaré, Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral (distrito de Leiria), Lourinhã, Cadaval, Torres Vedras, Sobral de Monte Agraço, Alenquer e Arruda dos Vinhos (distrito de Lisboa).

Catorze pessoas morreram em Portugal desde a semana passada na sequência da passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações, inundações e cheias são as principais consequências materiais do temporal.

As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.

O Governo prolongou a situação de calamidade até dia 15 para 68 concelhos e anunciou medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

Leia Também: OesteCim pede declaração de calamidade para mais três concelhos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2935115/regiao-oeste-com-226-deslocados-e-35-desalojados-desde-28-de-janeiro#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes