Região Metropolitana de Coimbra pede averiguação rápida dos prejuízos

  • 28/01/2026

Em comunicado, a RMC referiu que tem estado a acompanhar a situação "em regime de permanência no Centro de Coordenação Operacional Sub-regional e através do empenho das equipas de sapadores florestais".

 

"Desde o início da noite de ontem [terça-feira], todos os Serviços Municipais de Proteção Civil da Região Metropolitana de Coimbra estão coordenados para resolver as situações mais urgentes, contando inclusive com o apoio de grupos de reforço vindos de outros distritos da Região Centro", acrescentou.

Cerca das 17:30, estavam ativos o Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil e nove planos municipais, nos concelhos de Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Pampilhosa da Serra, Penela e Soure.

"Estão registadas centenas de ocorrências nos 19 municípios da RMC, nomeadamente quedas de árvores, movimentos de massa, quedas de estruturas e danos em edifícios públicos", referiu, acrescentando que, "até ao momento, não há registo de qualquer vítima" na sua área de jurisdição.

Segundo a RMC/Comunidade Intermunicipal, há "inúmeras freguesias sem energia elétrica", estabelecimentos de ensino encerrados em dez municípios, serviços públicos sem condições de funcionamento e "constrangimentos em várias estradas sob avaliação".

Esta entidade apelou à paciência da população enquanto os agentes operam no terreno e garantiu que "continuará a acompanhar os acontecimentos, estando totalmente disponível para dar resposta à situação atual que se vive no território".

A passagem da depressão Kristin pelo território português deixou um rastro de destruição, vários desalojados e causou quatro mortos, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Os distritos mais afetados foram Leiria (por onde a depressão entrou no território continental), Coimbra, Santarém e Lisboa.

Quedas de árvores e de estruturas, corte ou o condicionamento de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações foram as principais consequências materiais do temporal.

A Proteção Civil está em estado de prontidão especial de nível 4, o máximo, em toda a orla costeira entre Viana do Castelo e Setúbal, e há avisos meteorológicos vermelhos (nível mais grave) em toda a costa do continente.

Leia Também: AO MINUTO: Mais uma vítima mortal, agora na Marinha Grande

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2928059/regiao-metropolitana-de-coimbra-pede-averiguacao-rapida-dos-prejuizos#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes