Reforma do Conselho de Segurança da ONU "não é uma opção, é imperativo"

  • 23/11/2025

"O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, enfatizou que as instituições de governação global estão muito distantes da realidade do século XXI e instou o IBSA a enviar uma mensagem forte de que a reforma destas instituições, particularmente o Conselho de Segurança da ONU, já não é uma opção, mas um imperativo", segundo um comunicado divulgado hoje pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Índia.

 

Em 08 de setembro, o Ministro dos Negócios Estrangeiros indiano, S. Jaishankar, discursando na cimeira virtual dos BRICS, enfatizou também a necessidade urgente de reforma do sistema multilateral, incluindo a ONU e o seu Conselho de Segurança, para ultrapassar os impasses que têm impedido o consenso sobre questões "chave" nos últimos anos.

A Índia tem manifestado repetidamente o seu interesse em tornar-se membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, estatuto atualmente ocupado pelos Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido, posição que lhes confere poder de veto.

De acordo com o comunicado, Modi enfatizou ainda, durante a reunião do IBSA, a importância da estreita coordenação no combate ao terrorismo e alertou que não deve haver dois pesos e duas medidas nesta área.

O primeiro-ministro indiano destacou o papel crucial da tecnologia para garantir o desenvolvimento centrado no ser humano e propôs o estabelecimento de uma "aliança de inovação digital do IBSA" para facilitar o intercâmbio de infraestruturas públicas digitais, como o UPI (sistema unificado de pagamentos da Índia), plataformas de saúde como o CoWIN, estruturas de cibersegurança e iniciativas tecnológicas lideradas por mulheres entre os três países, segundo o comunicado.

O Fórum de Diálogo do IBSA é uma plataforma trilateral fundada em 2003 que reúne a Índia, o Brasil e a África do Sul, três grandes democracias e economias emergentes da Ásia, América do Sul e África.

Estes países partilham objetivos comuns de desenvolvimento e a diversidade das suas sociedades pluralistas, multiculturais, multiétnicas, multilingues e multirreligiosas.

Leia Também: ONU pede que aliados continuem a receber refugiados ucranianos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2893200/reforma-do-conselho-de-seguranca-da-onu-nao-e-uma-opcao-e-imperativo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes