Reforço marca na estreia e Lyon de Paulo Fonseca segue com a corda toda
- 01/02/2026
O Lyon de Paulo Fonseca está mesmo num grande momento. Este domingo, a equipa comandada pelo técnico português recebeu e bateu o Lille (1-0), em jogo da 20.ª jornada da Ligue 1, elevando para cinco as vitórias consecutivas no campeonato e 10 em todas as competições.
A tarde foi de enorme felicidade para Noah Nartey, que no primeiro jogo ao serviço do Lyon conseguiu marcar e logo para garantir os três pontos.
O jovem dinamarquês de 20 anos, contratado neste mercado de inverno ao Brondby IF, a troco de 7,5 milhões de euros, desfez o nulo aos 37 minutos, após assistência de Ruben Kluivert, lateral neerlandês que passou pelo Casa Pia antes de se mudar para França.
Ora, o jogo foi muito dividido até final, mas o Lyon acabaria mesmo por se agarrar com unhas e dentes ao triunfo tangencial. Do lado dos caseiros, destaque para a boa exibição do português Afonso Moreira, sendo que do outro lado alinhavam os compatriotas Tiago Santos e Félix Correia.
O resultado também trouxe a confirmação de uma tendência recente: o Lyon continua sem perder frente ao Lille desde novembro de 2023. Na altura, o treinador do conjunto contrário era, curiosamente, Paulo Fonseca.
Como fica a tabela classificativa?
Com este resultado, o Lyon continua em grande forma, vencendo há cinco jornadas consecutivas, e aproximando-se, ainda mais, do pódio da Ligue 1. A equipa de Paulo Fonseca soma 39 pontos e está no quarto lugar, mas fica agora em igualdade pontual com o Marseille, que está no terceiro posto.
O conjunto orientado por Roberto de Zerbi está a viver uma crise, provocada pela eliminação da Liga dos Campeões e agudizava pelo empate em casa do Paris FC (2-2), registado no sábado.
Na próxima jornada, o Marseille vai defrontar o PSG, num jogo que será certamente acompanhado de perto pelo Lyon, que poderá tirar dividendos de um eventual novo tropeção dos marselheses.
Por falar em PSG, a equipa dos portugueses Nuno Mendes, João Neves, Vitinha e Gonçalo Ramos apenas entra em ação mais logo, diante do Strasbourg, e pode voltar à liderança, atirando o Lens para o segundo lugar.
Nota, ainda, para a situação do Lille, que prossegue no quinto lugar, em zona europeia, com 32 pontos, mas que está em queda livre, uma vez que sofreu a quarta derrota seguida no campeonato.
O que se segue para o Lyon?
O Lyon vai, agora, centrar baterias na Taça de França, tendo encontro marcado com o Laval já na quarta-feira, em jogo dos oitavos de final. No próximo sábado será a vez de voltar ao campeonato, com uma visita ao Nantes, seguindo-se os duelos com Marseille, Paris FC, Le Havre e AS Monaco neste mês de fevereiro.
O Lyon também está em prova na Liga Europa, onde volta a competir em março, sendo mesmo o primeiro classificado da fase de liga, o que lhe valeu a qualificação direta para os oitavos de final, onde também vão estar os portugueses FC Porto e Sp. Braga.
[Notícia atualizada às 15h57]













