Rede social X anuncia medidas para impedir que Grok dispa "pessoas reais"

  • 15/01/2026

"Implementámos medidas tecnológicas para impedir que a conta Grok permita a edição de imagens de pessoas reais com roupas reveladoras, como biquínis", indicou a rede social de Musk numa mensagem publicada na plataforma.

 

"Esta restrição aplica-se a todos os utilizadores, incluindo os subscritores pagos", acrescentou a empresa.

Embora o X afirme impor restrições a "todos os utilizadores", a plataforma acrescentou que implementou o bloqueio geográfico onde é exigido por lei, o que gera alguma incerteza sobre a abrangência destas medidas técnicas, noticiou a agência France-Presse (AFP).

"Tal como acontece desde 09 de janeiro, a geração de imagens com o Grok, o assistente de IA desenvolvido pela xAI, continua limitada aos subscritores pagos", confirmou ainda o X no comunicado.

Califórnia investiga ferramenta de IA Grok por sexualizar menores

Califórnia investiga ferramenta de IA Grok por sexualizar menores

O procurador-geral da Califórnia anunciou a abertura de uma investigação à xAI devido à proliferação 'online' de imagens de mulheres e crianças nuas geradas com o Grok, assistente de inteligência artificial (IA) criado pela empresa de Elon Musk.

Lusa | 07:30 - 15/01/2026

No início de janeiro, a plataforma declarou que estava a "tomar medidas contra o conteúdo ilegal", particularmente a pornografia infantil, "removendo-o, suspendendo as contas permanentemente e cooperando com as autoridades locais".

No entanto, manteve-se em silêncio depois disso, apesar do crescente número de protestos oficiais e da abertura de investigações judiciais e administrativas.

Elon Musk, que fala publicamente sobre o X diariamente, denuncia regularmente as regulamentações governamentais, acusando-as de tentarem "suprimir a liberdade de expressão".

Na semana passada, Musk garantiu que qualquer pessoa que utilize o Grok para "criar conteúdo ilegal sofrerá as mesmas consequências como se estivesse a enviar conteúdo ilegal".

Regulador britânico abre investigação ao Grok por sexualizar imagens

Regulador britânico abre investigação ao Grok por sexualizar imagens

A Autoridade Reguladora das Comunicações do Reino Unido (Ofcom) iniciou uma investigação ao Grok, ferramenta de Inteligência Artificial (IA) da plataforma X que estará a ser utilizada para sexualizar imagens de mulheres e crianças, foi hoje divulgado.

Lusa | 13:12 - 12/01/2026

Na semana passada, uma análise conduzida pela organização não-governamental (ONG) AI Forensics a mais de 20.000 imagens geradas pelo Grok revelou que mais de metade retratava indivíduos com pouca roupa, 81% dos quais eram mulheres e 2% dos quais pareciam ser menores de idade.

O procurador-geral da Califórnia anunciou na quarta-feira a abertura de uma investigação à xAI devido à proliferação 'online' de imagens de mulheres e crianças nuas geradas com o Grok.

A medida segue-se à de outros países que estão a rever o funcionamento da ferramenta de IA, incluindo a França, o Reino Unido, a Malásia e a Indonésia.

Leia Também: Elon Musk partilha fotos de Starmer... em biquíni. Foram geradas por IA

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/tech/2919682/rede-social-x-anuncia-medidas-para-impedir-que-grok-dispa-pessoas-reais#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes