Rede de Teatros precisa de mais diversidade de programação
- 23/12/2025
Estas são as primeiras conclusões de um estudo de impacto pedido pela DGArtes em 2024, feito pela Universidade de Aveiro, sobre o funcionamento e existência daquela rede nacional de teatros e cineteatros.
De acordo com o relatório preliminar daquele estudo, a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses revela "uma tendência de consolidação progressiva", com 103 equipamentos culturais credenciados, dos quais 56 têm apoio financeiro da DGArtes.
Criada em 2019 para combater assimetrias regionais no acesso à cultura e às artes, a RTCP ainda está "em fase de maturação" e é "um ecossistema em consolidação", com os equipamentos culturais integrantes estão concentrados sobretudo nas regiões Centro e Norte.
No entanto, "persistem assimetrias regionais e institucionais, com os equipamentos localizados nos maiores centros urbanos a liderar as coproduções e as estruturas de menor escala a assumir papéis mais periféricos", refere o relatório preliminar.
Também persistem "as assimetrias entre entidades apoiadas e não apoiadas, refletindo diferentes níveis de capacidade técnica e organizacional".
Leia Também: Joaquim Monchique "já teve alta" e "está estável" após AVC













