Reconhecida pela UNESCO! Cozinha tradicional italiana foi pioneira
- 10/12/2025
A UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) reconheceu, pela primeira vez, uma cozinha tradicional.
Entre tiramisù, massas com pesto, gelados e pizzas com burratas, a gastronomia italiana foi a eleita e já pode, por isso, ser identificada como Património Cultural Imaterial.
O reconhecimento foi divulgado esta quarta-feira, dia 10 de novembro, durante a assembleia do órgão cultural da ONU em Delhi.
Citada pelo The Guardian, a UNESCO descreve a culinária deste país pela "mistura cultural e social de tradições culinárias".
Entretanto também a primeira-ministra Giorgia Meloni se pronunciou através de um vídeo publicado nas redes sociais: "Hoje celebramos uma vitória para Itália. A vitória de uma nação extraordinária que, quando acredita em si própria e sabe do que é capaz, é incomparável e pode surpreender o mundo. Viva a gastronomia italiana! Viva a Itália!"
Segundo o The Guardian, o governo de Meloni já ambicionava esta nomeação desde outubro de 2022 e a candidatura destacava as distinções da comida, a cultura e o estilo de vida tradicionais italianos, chegando a descreve-la como um ritual social responsável por unir a comunidade.
A gastronomia não é apenas comida ou "uma coleção de receitas, é muito mais do que isso: é cultura, tradição, trabalho e riqueza”, acrescentou Meloni em comunicado.
A par do prestigio, este tipo de reconhecimento pela UNESCO impõe aos países uma responsabilidade acrescida na proteção de cada destaque cultural.
O ministro da Agricultura italiano, Francesco Lollobrigida, também se pronunciou e menciona, em comunicado, que este reconhecimento é "motivo de orgulho", acrescentando ainda a necessidade de se manter a "consciência da valorização" dos produtos e dos territórios.














