Rebeldes Huthis libertam marinheiros de navio que atacaram em julho

  • 03/12/2025

Os Huthis, apoiados pelo Irão e que atacaram navios durante a guerra entre Israel e o movimento islamita palestiniano Hamas na Faixa de Gaza, disseram, através do seu canal de notícias por satélite Al-Masirah, que Omã assumiu a custódia dos marinheiros, que estavam em voo para o sultanato.

 

Omã não confirmou até agora a libertação da tripulação do navio Eternity C, mas um jato da sua Royal Air Force aterrou há algumas horas em Sana, a capital iemenita há mais de uma década controlada pelos rebeldes, de acordo com dados de seguimento de voos analisados pela agência de notícias norte-americana The Associated Press (AP).

As Filipinas indicaram na terça-feira esperar a libertação de nove marinheiros filipinos detidos pelos Huthis desde o ataque.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Manila descreveu os marinheiros como "mantidos reféns pelos Huthis" desde julho.

Os Huthis não forneceram ainda qualquer informação sobre as nacionalidades dos libertados.

O ataque ao navio de carga a granel de pavilhão liberiano deixou também 11 pessoas desaparecidas.

Na sua ofensiva, os Huthis atacaram com mísseis e drones mais de 100 navios, afundando quatro deles.

Os ataques fizeram pelo menos nove mortos entre os marinheiros, depois de um membro da tripulação de um dos navios atacados, o Minervagracht, ter em outubro sucumbido aos ferimentos sofridos.

Os Huthis interromperam os seus ataques durante o breve cessar-fogo anterior na guerra em Gaza.

Posteriormente, tornaram-se alvo de uma campanha de ataques aéreos que durou semanas, ordenada pelo Presidente norte-americano, Donald Trump, antes de este declarar que tinha sido alcançado um cessar-fogo com os rebeldes.

O cessar-fogo em vigor na guerra em Gaza, desde 10 de outubro, fez com que os Huthis voltassem a suspender os seus ataques.

Entretanto, está em causa o futuro das negociações entre os Estados Unidos e o Irão sobre o programa nuclear de Teerão, depois de Israel ter lançado em junho uma guerra de 12 dias contra a República Islâmica, durante a qual as forças norte-americanas bombardearam três centrais nucleares iranianas.

Leia Também: Rebeldes do Iémen invadem sede da Cruz Vermelha em Sana

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2898931/rebeldes-huthis-libertam-marinheiros-de-navio-que-atacaram-em-julho#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes