Reabre acesso à turística Macaneta após cheias em Maputo

  • 04/02/2026

Segundo o presidente do município de Marracuene, a abertura da circulação na principal via de acesso à vila de Macaneta resulta de um trabalho técnico coordenado entre a autarquia, a concessionária Revimo - responsável pela cobrança de portagem na estrada R804 (equipamentos que foram totalmente submersos) e da empresa pública Administração Nacional de Estradas (ANE).

 

"Foi feita a abertura condicionada da estrada apenas para viaturas com menos tonelagem, aliás [com] menos 10 toneladas", avançou Shafee Sidat, explicando que as águas das cheias criaram um "buraco muito grande" na estrada e destruíram as condutas da água ao longo da via, dificultando a passagem para Macaneta.

O autarca salientou ainda a profundidade das águas que deixaram visível apenas copas de árvores e palmeiras, com pequenos sinais de placas de trânsito e cabinas da portagem, com a via totalmente submersa.

A via estará também condicionada à noite, devendo funcionar em regime alternado. "As pessoas não vão parar, mas segundo o plano que fizemos com a Revimo e a ANE, que estão a fazer este trabalho, (...) sempre que se necessitar vamos fazer o 'stop and go' para continuar a reparação", acrescentou.

Neste momento, disse ainda, o município, nos arredores de Maputo, conta com oito centros de acolhimento ativos, acolhendo cerca de 3.600 pessoas.

Desde o início da época das chuvas, em outubro, incluindo as cheias de janeiro, há registo de 153 mortos, além de 254 feridos e de 844.372 pessoas afetadas, segundo os dados do INGD.

Em 16 de janeiro, o Governo decretou o alerta vermelho nacional.

De acordo com os dados atualizados, estão atualmente ativos 77 centros de acomodação, com 76.251 pessoas. Nesta atualização, contabiliza-se ainda que foram afetadas desde 07 de janeiro 229 unidades sanitárias e 316 escolas, bem como cinco pontes.

O registo do INGD aponta também para 440.842 hectares de área agrícola afetados, dos quais 275.405 dados como perdidos, atingindo a atividade de 314.780 agricultores, além da morte de 408.115 cabeças de gado, entre bovinos, caprinos e aves.

A União Europeia, os Estados Unidos, Portugal, Angola, Espanha, Timor-Leste, Suíça, Noruega e Japão, além de países vizinhos, já enviaram ajuda humanitária de emergência.

Leia Também: Chuvas torrenciais deixam 6.200 clientes sem eletricidade em Moçambique

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2932578/reabre-acesso-a-turistica-macaneta-apos-cheias-em-maputo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes