Rastos dos aviões podem ser evitados e Portugal pode contribuir

  • 20/01/2026

Da responsabilidade da Federação Europeia de Transportes e Ambiente (T&E), que defende transportes sem emissões e acessíveis, o estudo foi divulgado pela associação portuguesa Zero, que faz parte da T&E.

 

Alertando que os rastos de condensação também são responsáveis pelo aquecimento global, o estudo indica que eles se podem evitar e que tal é essencial para reduzir o impacto climático da aviação.

Segundo o documento, o aquecimento causado por rastos de condensação na Europa é sazonal e concentrado no tempo.

Em 2019, 75% do aquecimento causado por rastos de condensação ocorreu em voos entre janeiro e março e outubro e dezembro, e 40% em voos ao final da tarde e à noite.

A associação Zero diz em comunicado que os voos noturnos no outono e no inverno foram responsáveis por 25% do aquecimento causado por rastos de condensação.

Mas esses voos correspondem só a 10% do tráfego aéreo, pelo que é possível ajustar as rotas de alguns voos em horários específicos, sendo mínimos os efeitos no tráfego aéreo mas grandes os benefícios climáticos.

Segundo o estudo, o Atlântico Norte tem "um elevado potencial de prevenção de rastos de condensação", porque os voos são essencialmente de longo curso, mas há baixa densidade de tráfego, e "a prevenção de rastos de condensação deve começar primeiro nas regiões responsáveis por elevado aquecimento, mas com baixo tráfego".

Essa prevenção poderia ter resolvido cerca de 70% do aquecimento causado por rastos de condensação na Europa em 2019. Os aviões podiam ser redirecionados tendo em conta previsões meteorológicas, exemplifica a Zero.

E acrescenta: as Regiões de Informação de Voo (RIV) do Norte e Leste da Europa, bem como do Atlântico Norte que incluem Shanwick (Reino Unido e Irlanda), Gander (Canadá), Nova Iorque (EUA) e Santa Maria (Portugal) "destacam-se pela elevada formação de rastos de condensação com forte efeito de aquecimento climático".

Por tal, explica a associação, Portugal pode ter "um papel fundamental" na prevenção de rastos e dos seus efeitos no aquecimento global, pois é responsável pela Região de Informação de Voo de Santa Maria, que integra uma área com elevada formação de rastos de condensação.

A T&E deixa um apelo à União Europeia, ao qual a Zero se associa, para que adote medidas para prevenir os rastos de condensação, desde legislação a incentivos às companhias aéreas e aos centros de controlo de tráfego aéreo.

Os rastos de condensação formam-se quando os aviões voam por regiões de ar muito frio e húmido e na maior parte dos casos dissipam-se em poucos minutos, mas em certas condições podem ficar na atmosfera horas ou dias e podem causar entre 1-2% de todo o aquecimento global.

Dados de 2019 indicam que apenas 3% dos voos globais originaram 80% do aquecimento causado por rastos.

Leia Também: EUA: Regulador da aviação alerta para ações militares em certas regiões

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2922535/rastos-dos-avioes-podem-ser-evitados-e-portugal-pode-contribuir#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes