Raro fresco de Jesus descoberto em cidade turca visitada pelo Papa

  • 13/12/2025

A pintura foi descoberta em agosto num túmulo subterrâneo perto de Iznik, uma cidade no noroeste da Turquia que garantiu o seu lugar na história cristã como o local onde o Credo Niceno foi adotado em 325 d.C.

 

O papa Leão XIV visitou recentemente a cidade na sua primeira viagem ao estrangeiro.

Na altura, a região fazia parte do Império Romano, e acredita-se que o túmulo na aldeia de Hisardere remonta ao século III, época em que os cristãos ainda enfrentavam uma perseguição generalizada.

O fresco do "Bom Pastor" retrata um Jesus jovem, barbeado, vestido com uma toga e transportando um bode aos ombros.

Os investigadores afirmam que este é um dos raros casos na Anatólia em que Jesus é retratado com atributos distintamente romanos, noticiou na sexta-feira a agência Associated Press (AP).

Antes de a cruz ser amplamente adotada como símbolo universal do cristianismo, a imagem do "Bom Pastor" desempenhava um papel fundamental na expressão da fé, representando a proteção, a salvação e a orientação divina.

Apesar do seu papel central no cristianismo primitivo, apenas foram encontrados alguns exemplares do "Bom Pastor" na Anatólia, e o de Hisardere é o mais bem preservado.

A AP foi o primeiro media a ter acesso ao túmulo e a arqueóloga responsável pela investigação, Gulsen Kutbay, descreveu a pintura como possivelmente o "único exemplo do género na Anatólia".

As paredes e o teto do túmulo apertado estão decorados com motivos de pássaros e plantas. Retratos de nobres, acompanhados por escravos, também decoram as paredes.

Eren Erten Ertem, arqueólogo do Museu de Iznik, afirmou que os frescos mostram "uma transição do paganismo tardio para o cristianismo primitivo, retratando o falecido a ser enviado para o além de uma forma positiva e apropriada".

A escavação revelou os esqueletos de cinco indivíduos, destacou a antropóloga Ruken Zeynep Kose. Devido ao mau estado de conservação, foi impossível determinar a idade de dois deles, mas os outros eram dois jovens adultos e um bebé de 6 meses.

O papa Leão XIV visitou Iznik no mês passado para assinalar o 1700.º aniversário do Concílio de Niceia, que produziu um credo, ou declaração de fé, ainda hoje recitado por milhões de cristãos.

Acompanhado por patriarcas e sacerdotes das igrejas oriental e ocidental, o pontífice rezou para que os cristãos se pudessem voltar a unir.

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, presenteou Leão XIV com um azulejo que representa a descoberta do "Bom Pastor" durante a sua visita.

Anatólia testemunhou momentos cruciais na história cristã: São Paulo nasceu em Tarso, São João passou os seus últimos anos em Éfeso e a Virgem Maria pode ter vivido os seus últimos dias perto da mesma cidade.

Leia Também: Papa diz que medo do Islão na Europa é gerado por quem rejeita a migração

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2903582/raro-fresco-de-jesus-descoberto-em-cidade-turca-visitada-pelo-papa#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes