Ramaphosa denuncia desinformação que influencia ataques dos EUA

  • 30/11/2025

O Governo sul-africano tem sido alvo do Presidente Donald Trump desde o seu regresso à Casa Branca, particularmente em relação à alegada perseguição aos africânderes, descendentes dos primeiros colonizadores europeus.

 

"Esta é uma desinformação flagrante sobre o nosso país", respondeu hoje o Presidente Ramaphosa, durante uma comunicação televisiva à nação.

Os Estados Unidos (EUA) boicotaram a cimeira do G20 realizada no passado fim de semana em Joanesburgo, e Donald Trump anunciou na quarta-feira que a África do Sul não seria convidada para a próxima cimeira do bloco das maiores economias mundiais, que pretende acolher num campo de golfe em Miami, propriedade da sua família.

"Como país, estamos conscientes de que a posição adotada pelo Governo dos Estados Unidos foi influenciada por uma campanha de desinformação persistente, promovida por grupos e indivíduos dentro do nosso país, nos Estados Unidos e noutros países", afirmou Ramaphosa.

"Esta é uma desinformação flagrante sobre o nosso país", disse o líder sul-africano, acrescentando: "Estes indivíduos que espalham desinformação estão a pôr em risco e a minar os interesses nacionais da África do Sul, destruindo empregos sul-africanos e enfraquecendo a relação do nosso país com um dos nossos parceiros mais importantes".

O chefe de Estado sul-africano emitiu ainda um alerta: "Temos um poder judicial independente, capaz de defender a nossa Constituição e de proteger os direitos de todos os sul-africanos".

Referindo-se ao anúncio do Presidente Trump de que excluiria Pretória da Cimeira do G20 de 2026, o Presidente Ramaphosa reiterou que a África do Sul é um membro de pleno direito e igualitário do grupo.

"Continuaremos a participar como um membro de pleno direito, ativo e construtivo do G20", disse, reafirmando o compromisso de Pretória em "dialogar com o Governo dos Estados Unidos, e fazê-lo com respeito e dignidade, como nações soberanas iguais".

Leia Também: Venezuela diz que há cidadãos nacionais entre mortos de ataques dos EUA

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2897385/ramaphosa-denuncia-desinformacao-que-influencia-ataques-dos-eua#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes