Rafael Leão guia AC MIlan ao topo da Serie A às custas de Nuno Tavares
- 29/11/2025
O AC Milan somou, este sábado, uma vitória, por 1-0, na receção à Lazio, em jogo da 13.ª jornada da Serie A italiana, num jogo em que Rafael Leão voltou a ser protagonista.
Moralizados pela vitória diante do Inter, na ronda anterior, era esperado uma entrada forte dos locais, foi a formação romana a estar mais perto do golo. Aos 2', na sequência de um livre latera, o defesa-central Mario Gila foi lá em cima para cabecear para o fundo das redes, mas encontrou pela frente um atento guardião Mike Maignan, que ainda contou com a ajuda da barra para defender a bola para canto.
Na resposta, aos 4', Rafael Leão saiu do meio para o corredor esquerdo do ataque e cruzou para o interior da área, com Saelemaekers a rematar contra o corpo de um adversário. O internacional belga reclamou grande penalidade, mas sem efeito.
Aos 32', Mattia Zaccagni deixou a bola passar por entre as pernas, enganando por completo Tomori. O italiano apenas não conseguiu superar a muralha Mike Maignan. O AC Milan registou sérias dificuldades na primeira parte, com um ataque muito desinspirado. Aos 42', Tomori tentou dar uma ajuda, mas o remate demonstrou as razões de jogar no eixo-defensivo.
Na segunda parte, os rossoneri lá despertaram e muito por culpa da 'estrela' da companhia: Rafael Leão. Aos 51', o avançado internacional português apareceu na pequena área para responder ao cruzamento de Tomori. Muito criticado pela imprensa italiana, Rafael Leão ascendeu ao topo da lista de melhores marcadores da competição, com os mesmos cinco golos de Pulisic, colega de equipa, de Çalhanoglu, do Inter Milão, de Orsolini, do Bolonha, e de Nico Paz, do Como.
O bis do camisola 10 foi negado, aos 63', por uma estupenda intervenção de Provedel.
Na reta final do encontro, Nuno Tavares aumentou o contingente luso dentro do terreno de jogo. Com o resultado em aberto, os ânimos estavam à flor da pele. Em tempo de compensação, o técnico do AC Milan, Massimiliano Allegri, recebeu ordem de expulsão após protestos com a equipa de arbitragem.
Com esta vitória, o AC Milan subiu, à condição, ao primeiro lugar da classificação, com 28 pontos. A Lazio permanece no oitavo posto, com 18.
A jornada irá prosseguir este domingo. O Inter, quarto, com 24, poderá igualar o AC Milan, caso vença no terreno do Pisa. Em Roma, a equipa local, segunda classificada, com 27, irá receber o campeão Napoli, terceiro, 25.
A Juventus, por seu turno, recebeu e venceu hoje o Cagliari, por 2-1, com uma reviravolta na primeira parte, selada com um 'bis' de Kenan Yildiz, aos 27 e aos 45+1 minutos, em resposta ao golo inaugural de Esposito (26), num jogo em que o internacional luso Francisco Conceição foi titular pela 'juve' e esteve em campo por 85 minutos.
Invicta há cinco jornadas, a formação de Turim cimentou o sétimo lugar, com 23 pontos, distanciando-se da Lazio.
Leia Também: Chico Conceição titular na remontada da Juventus. João Mário sem minutos
Leia Também: [0-0] Palmeiras-Flamengo: Jogo equilibrado mas ainda sem balizas













