Rafa Silva volta às origens para justificar aposta de risco de Rui Costa

  • 07/02/2026

À terceira será de vez? Rafa Silva regressou ao Benfica, no passado mês de janeiro, depois de ter saído, no verão de 2024, a custo zero, mas, nas duas primeiras reaparições com a camisola encarnada, ainda não convenceu a grande maioria dos adeptos.

 

Suplente utilizado nos duelos contra Estrela da Amadora e Tondela, o avançado português de 32 anos ficou vários furos abaixo do nível desejado, situação que se explica pela falta de ritmo competitivo. Afinal, Rafa esteve em litígio com os responsáveis do Besiktas e não jogou nos últimos dois meses. 

Ainda assim, Mourinho não perdeu tempo em apostar no segundo e último reforço de inverno, que ainda está em busca da sua melhor versão. Amanhã, domingo, segue-se uma receção ao Alverca, em jogo da 21.ª jornada da I Liga, e Rafa Silva espreita a titularidade perante um clube que tão bem conhece. 

O jogador natural de Forte da Casa começou a dar os primeiros passos no futebol pela porta do União Atlético Povoense, mas depressa captou a atenção do Alverca, acabando por fazer quase toda a formação no clube ribatejano, antes de se mudar para o Feirense, ainda como júnior. 

Ora, Rafa irá, assim, ter um confronto direto com as origens e precisa de dar sinais claros de que pode ser, de facto, uma arma importante do Benfica no ataque ao que falta da temporada. 

Mourinho e Rui Costa fazem 'figas' 

Não é só Mourinho quem está altamente pressionado pela situação de Rafa. Rui Costa tem, inclusive, um peso maior sobre os ombros, uma vez que foi buscar um jogador que não conseguiu segurar ,um ano e meio antes. 

O esforço financeiro que o Benfica não fez, no verão de 2024, obrigou a um outro esforço, desta feita, em janeiro deste ano, cujos frutos continuam a ser um autêntico mistério. 

É certo que nem Benfica nem Besiktas revelaram os valores em torno do negócio, mas existe uma certeza: Rafa não voltou à Luz de borla. Os responsáveis do Besiktas sempre se mostraram intransigentes na hora de libertar Rafa e não terão abandonado essas pretensões. Tudo está em segredo, mas teorias há muitas, incluindo aquela que aponta para um desconto na hora em que o Besiktas tiver de acionar a cláusula obrigatória de compra de Orkun Kokçu. 

Para além disso, há também o salário de Rafa Silva, que dificilmente não integra o lote de jogadores mais bem pagos do plantel do Benfica. Resta, ainda, mencionar que este tipo de contratação inclui quase sempre um prémio (milionário) de assinatura para o jogador envolvido. 

Questões financeiras à parte, Rafa Silva tem características quase únicas no futebol nacional. Rápido, ágil e muito vertical, o antigo internacional português - retirou-se da seleção por decisão própria em setembro de 2022 - tem tudo para se conseguir impor na equipa titular do Benfica e melhorar o ADN de golo que Mourinho tanto pede no plantel. 

O primeiro passo de reafirmação na Luz pode acontecer já amanhã, diante do Alverca, mas Rafa não é o único a estar pressionado para que esta nova passagem pelo Benfica dê certo. 

O que diz o histórico? 

O Benfica tropeçou na última jornada, na visita a Tondela (0-0), mas viu o FC Porto fazer pior e tombar diante do Casa Pia. Resultado: são agora nove os pontos que separam as águias da liderança, numa jornada que irá opor FC Porto e Sporting. 

Significa isto que o Benfica até poderá ser o grande beneficiado desta ronda. No entanto, as águias terão, antes disso, de cumprir a sua missão: vencer o Alverca.

Olhando para o histórico, este será o sétimo duelo entre Benfica e Alverca no Estádio da Luz. Apenas por uma vez os ribatejanos conseguiram sair com uma vitória, ainda no tempo da antiga Luz, já lá vão quase 25 anos. 

Há, ainda, a registar um empate, em 1998, para lá dos quatro triunfos do Benfica, o último deles em 2004. Isto, claro está, no Estádio da Luz.

Nesta temporada, Benfica e Alverca já se defrontaram, na primeira volta do campeonato, e com Mourinho ao comando. Andreas Schjelderup e Amar Dedic marcaram os golos que valeram um triunfo sofrido. 

Sporting e Benfica na Champions sem título? O que tem de acontecer

Sporting e Benfica na Champions sem título? O que tem de acontecer

A confirmar-se a atual classificação da I Liga, o Sporting seria remetido à terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, e o Benfica à fase de liga da Liga Europa. No entanto, há volta a dar.

Carlos Pereira Fernandes | 11:36 - 06/02/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2934416/rafa-silva-volta-as-origens-para-justificar-aposta-de-risco-de-rui-costa#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes