Rafa Silva recusa jogar e ameaça 'bater com a porta' no Besiktas
- 11/11/2025
Está instalada mais uma polémica no futebol turco, desta feita com um português num dos principais papéis. Rafa Silva, que se encontra a cumprir a segunda época ao serviço do Besiktas, entrou em rota de colisão com o treinador Sergen Yalcin e recusou, inclusive, jogar no último jogo, diante do Antalyaspor, adiantou o Fanatik na segunda-feira.
A ausência do ex-Benfica no jogo frente ao Kasimpasa (1-1), disputado no dia passado dia 26 de outubro, terá sido o ponto de arranque para a rutura entre jogador e treinador, com Rafa Silva a falhar a partida por vontade própria, de acordo com o mesmo jornal turco.
Desde então, Rafa e Sergen Yalcin têm estado de costas voltadas e o antigo internacional português já fez um ultimato à direção do Besiktas: ou sai ele ou sai o treinador.
Foi essa a vontade expressa pelo avançado luso de 32 anos, dizendo aos responsáveis do clube turco que não quer jogar enquanto o atual treinador se mantiver no cargo.
Futuro em risco
Tendo em conta estas informações, o futuro de Rafa Silva pode ter os dias contados no Besiktas. O mercado de inverno, em janeiro, pode significar a saída do português do clube pelo qual assinou no verão de 2024, depois de terminar contrato com o Benfica.
O avançado português tem desempenhado um papel importante na equipa do Besiktas, contribuindo com 23 golos e 15 assistências em 65 jogos ao serviço das 'águias negras'.
No entanto, e apesar do bom rendimento individual de Rafa Silva, o Besiktas tem estado longe da conquista de títulos e os números são claros.
Na temporada passada o clube fundado em 1903 não foi além do quarto lugar no campeonato da Turquia, que acabaria por ser conquistado pelo Galatasaray, e na presente época as coisas não estão muito diferentes, apesar da contratação de vários jogadores de relevo, com Orkun Kokçu, que deixou o Benfica para regressar ao seu país, e do internacional português Jota Silva, que aceitou a oferta depois de ter visto falhada a sua mudança para Alvalade.
Por esta altura, e disputadas as primeiras 12 jornadas, o Besiktas encontra-se posicionado no sexto lugar da Liga, com 20 pontos, a nove do líder Galatasaray e fora da zona de acesso às competições europeias.
Solskjaer não resistiu
Ole Gunnar Solskjaer foi o treinador que iniciou 2025/26, depois de ter chegado a meio da época transata. O treinador norueguês regressou ao ativo após a passagem pelo Manchester United, clube no qual foi também jogador, mas acabou por não resistir ao facto de ter falhado tanto a qualificação para a Liga Europa como para a Liga Conferência.
O Besiktas esteve envolvido nas fases de qualificação para as duas competições europeias, mas falhou redondamente, com a direção a decidir despedir Solskjaer.
Foi, então, que surgiu a chegada de Sergen Yalcin, treinador de 53 anos que já havia estado à frente do comando técnico do Besiktas entre 2019 e 2022.
A relação com Rafa está longe de ser a melhor e Yalcin pode mesmo perder o avançado luso que é o segundo com mais jogos do plantel (16) e segundo com mais golos (cinco).
Leia Também: Mais uma página no escândalo da Turquia. Jogador é afastado da seleção













