Rafa já trabalha no Seixal de olhos postos no Benfica-Estrela da Amadora
- 23/01/2026
Rafa Silva realizou, ao final da manhã desta sexta-feira, aquele que foi o primeiro treino no Benfica Campus, no Seixal, sensivelmente, 24 horas depois de ter sido apresentado como o segundo reforço de inverno dos encarnados, depois de Sidny Lopes Cabral, que valeu ao Estrela da Amadora um encaixe financeiro imediato de 6,5 milhões de euros.
O internacional português foi recebido pelo treinador dos encarnados, o compatriota José Mourinho, e pelos novos companheiros de equipa, o que significa que pode (re)estrear-se de águia ao peito já no próximo domingo, no encontro da 19.ª jornada da I Liga, perante o Estrela da Amadora, que está agendado para as 18h00 (hora de Portugal Continental), no Estádio da Luz.
O avançado dividiu o tempo entre o ginásio e o relvado, com vista a recuperar a melhor forma desportiva, isto, visto que já não disputa qualquer partida oficial desde o passado dia 2 de novembro, quando foi titular (e totalista) na derrota sofrida perante o Fenerbahçe, em plena Vodafone Arena, em Istambul, por 2-3.
Aliás, o jogador de 32 anos de idade já foi inscrito junto da Liga Portugal, com o número 27, o mesmo que ostentou, quer na primeira passagem pelos encarnados, quer na 'aventura' ao serviço do Besiktas, e que foi tornado vago por Bruma, que, a recuperar de uma larga lesão, 'transitou' para o dorsal 7.
Percorra a fotogaleria e confira as melhores imagens do primeiro dia de Rafa Silva no regresso ao Benfica.
Afinal, quando custou Rafa Silva aos cofres do Benfica?
Quer o Benfica, quer o Besiktas, não chegaram a pronunciar-se, oficialmente, quanto aos valores envolvidos na transferência de Rafa Silva. Ainda assim, a imprensa desportiva turca aponta para um investimento que pode vir a ascender aos sete milhões de euros, mediante o cumprimento de objetivos.
O internacional português (que assinou um contrato válido até junho de 2028, ou seja, até aos 35 anos de idade) também deverá vir a auferir qualquer coisa como 2,2 milhões de euros líquidos por temporada, ou seja, sensivelmente o mesmo que auferia em 2024, quando optou não renovar e rumar à Turquia, a 'custo zero'.
Um valor considerável, mas, ainda assim, substancialmente inferior aos cerca de seis milhões de euros 'limpos' que recebia, nas Águias Negras, antes de entrar em 'rota de colisão' com a própria direção, alegadamente, por divergências relativas à gestão que vinha a merecer por parte do treinador, Sergen Yalcin.
"Ponderei muito..."
Nas primeiras declarações prestadas à BTV enquanto reforço do Benfica, Rafa Silva afirmou: "Acho que na altura, quando me despedi, disse que me ia custar imenso a minha saída do Benfica, mas ponderei muito, achei que era um ciclo que devia fechar na altura, que estava na minha hora de ir, que precisava de outro tipo de aventura neste caso para continuar a minha vida".
"A mensagem que posso deixar é que vou ser a mesma pessoa, apenas uma que regressa a casa e que corra tudo bem para nós enquanto equipa. Será por aí", acrescentou, quando desafiado a deixar uma mensagem aos adeptos.
Leia Também: Rui Costa explica regresso de Rafa: "Teve um comportamento exemplar"













