"Querem-nos lá para desviar atenções de Trump", defende Hillary Clinton

  • 17/02/2026

A antiga secretária de Estado norte-americana, e esposa de um ex-presidente, Hillary Clinton, acusou a administração Trump de estar a "encobrir" o caso Epstein.

 

Hillary Clinton que, recorde-se, concorreu contra Donald Trump nas eleições presidenciais de 2016, garantiu, mais uma vez, numa entrevista exclusiva à BBC, que nem ela nem o marido, Bill Clinton, têm "qualquer ligação" a Jeffrey Epstein ou aos crimes cometidos pelo magnata.

"Nós temos um historial bastante claro sobre o qual temos estado dispostos a falar. O meu marido já disse que apanhou alguns voos no avião de Epstein para o seu trabalho de caridade. Eu não me lembro de alguma vez o conhecer", afirmou Hillary Clinton durante a entrevista, que ocorreu em Berlim, Alemanha, à margem do World Forum.

A ex-secretária de Estado admitiu, contudo, ter conhecido a companheira de Epstein, Ghislaine Maxwell: "Conheci-a em algumas ocasiões", contudo, notou, sempre em contextos públicos e profissionais.

A relação dos Clinton com o casal condenado por violação e tráfico sexual, nomeadamente de menores, defendeu Hillary, não é relevante para o caso.

"Eles foram acusados e, em ambos os casos, condenados de crimes horríveis contra raparigas e mulheres. Esse devia ser o foco e nós estamos mais do que dispostos a dizer o que sabemos - o que é muito limitado e sem qualquer relação com o seu comportamento ou com os seus crimes - e queremos fazê-lo em público", reiterou. "Vamos fazer isto de forma transparente", defendeu.

Questionada sobre se Andrew Mountbatten-Windsor, antigo príncipe Andrew, deveria testemunhar, Hillary Clinton respondeu sem deixar margem para dúvidas: "Acho que toda a gente devia testemunhar. Acho que toda a gente que deve prestar testemunho deve fazê-lo".

"Só quero que seja justo. Quero que toda a gente seja tratada da mesma forma. E isso não é verdade, naquilo que me toca a mim e ao meu marido, porque outras testemunhas foram contactadas para falar e deram declarações escritas sob juramento. Nós oferecemo-nos para fazer isso", adiantou a ex-secretária de Estado.

Apesar desta proposta, contudo, o casal Clinton sofreu grande pressão por parte do comité que está a analisar os ficheiros Epstein, que têm vindo a ser publicados desde o ano passado, para prestarem declarações pessoalmente.

"Eles querem-nos lá. Porque é que eles nos querem lá? Para desviar as atenções do presidente Trump. Isto não é complicado", considerou Hillary Clinton. "Olhem para esta coisa aqui brilhante. Vamos ter os Clinton, até Hillary Clinton, que nem nunca conheceu o homem [Jeffrey Epstein]", continuou a ex-governante.

E rematou: "Nós não temos nada a esconder. Já pedimos a publicação completa destes ficheiros várias vezes. Achamos que a luz do dia é o melhor desinfetante".

Para o casal, tudo isto não passa de uma manobra de diversão da administração Trump para tentar "encobrir" o caso. Note-se que há muita especulação sobre a ligação do presidente norte-americano ao pedófilo condenado, que, em tempos, foram amigos. Segundo Donald Trump, a relação entre os dois terminou há décadas, depois de um desentendimento - mas há quem especule, que a história não está bem contada.

Hillary Clinton vai prestar declarações no dia 26 de fevereiro, sendo seguida pelo marido, Bill Clinton, no dia seguinte, 27 de fevereiro.

Será a primeira vez desde 1983, ou seja, em 43 anos, que um antigo presidente vai testemunhar perante o Congresso.

Trump diz que os Clinton foram "puxados" para o caso

Questionado pela BBC sobre as declarações de Hillary Clinton, Donald Trump negou qualquer envolvimento nos crimes de Epstein, como, aliás, tem sempre feito ao longo dos anos.

"Eu fui exonerado. Não tive nada que ver com Jeffrey Epstein. Eles foram à procura, na esperança de a encontrarem [uma ligação], e encontraram o oposto", afirmou a bordo do avião presidencial.

"Eles estão a ser puxados e isso é problema deles. Os Clinton e muitos outros democratas estão a ser puxados [para o assunto]", considerou.

O nome de Donald Trump aparece repetido ao longo dos milhares dos ficheiros relacionados com Jeffrey Epstein. Em alguns casos, há alegações de que o atual presidente possa ter cometido crimes de assédio ou até mesmo de violação contra mulheres e menores. Contudo, não há nenhuma acusação formal contra Trump, nem nenhuma vítima hoje conhecida.

Sobre essas alegações, o Departamento da Justiça dos Estados Unidos disse: "Alguns documentos contêm declarações falsas e sensacionalistas contra Trump, que foram submetidas ao FBI [Departamento Federal de Investigação] mesmo antes das eleições de 2020. Para ser claro, as alegações são infundadas e falsas e, se tivessem alguma credibilidade, certamente já teriam sido usadas contra Trump".

A Casa Branca seguiu a mesma linha, defendendo que "ao divulgar milhares de páginas de documentos, cooperando com o pedido de intimação da Comissão de Supervisão da Câmara dos Representantes" e depois de "solicitar recentemente mais investigações sobre os amigos democratas de Epstein, a administração Trump fez mais pelas vítimas do que os democratas alguma vez fizeram".

Jeffrey Epstein morreu na sua cela numa prisão em Nova Iorque, a 10 de agosto de 2019, enquanto aguardava julgamento pelas suas acusações de tráfico sexual. Na altura, o magnata já tinha sido condenado pela primeira vez há mais de dez anos, por solicitar serviços de prostituição a menores.

Leia Também: Caso Epstein: "Estamos a tratar de abuso como se fosse um Big Brother"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2940686/querem-nos-la-para-desviar-atencoes-de-trump-defende-hillary-clinton#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes