Quer baixar o colesterol? Nutricionistas recomendam este pequeno-almoço
- 19/01/2026
Uma alimentação equilibrada é essencial para regular os níveis de colesterol. No que a isto diz respeito, os nutricionistas revelaram ao programa Today o pequeno almoço ideal para baixar o colesterol.
Em primeiro lugar é essencial começar o dia com uma refeição rica em nutrientes. "É quase como aquecer um carro num dia frio. Tem que se ativar o metabolismo para o dia", explica a nutricionista Lena Beal.
Tomar um pequeno almoço saudável pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, acrescenta Collin Popp, também nutricionista.
"Se toma um pequeno-almoço reforçado é provável que vá tendo menos fome ao longo dia", nota Popp.
O especialista faz ainda saber que mais do que perfeição a consistência é essencial. Ou seja, procure sempre comer alimentos ricos em fibras.
Aveia: a melhor amiga do seu organismo
Para muitos cardiologistas, as papas de aveia é o melhor pequeno-almoço para a saúde do seu coração.
A aveia, vale a pena notar, é um tipo de fibra solúvel denominada como beta-glucana, que é conhecida por ajudar a reduzir o colesterol LDL (mau colesterol).
Este cereal possui ainda outros benefícios para a saúde. Sendo um grão integral é uma fonte de carboidratos complexos, proteínas, vitaminas, minerais e compostos vegetais. É também rico em vitamina B1 e manganésio, que desempenham um papel importante no metabolismo do colesterol sanguíneo.
Outros pequenos almoços que ajudam a reduzir o colesterol
1. Torrada de abacate
O abacate é um excelente alimento para reduzir o colesterol. É rica em gorduras saudáveis, fibras benéficas para a saúde intestinal e esteróis vegetais que ajudam a diminuir o mau colesterol.
2. Iogurte grego com frutos vermelhos e nozes
O iogurte grego é outro alimento que faz bem ao coração. Deverá consumi-lo sem açúcar. Uma vez que é rico em proteínas, ajuda a manter a sensação de saciedade. O iogurte grego é também rico em probióticos, aumentando as bactérias benéficos no intestino.
3. Ovos mexidos com legumes
Apesar de existir quem corte nos ovos por causa das gemas, não é necessário levar esta regra ao extremo. Os ovos contêm proteínas, nutrientes essenciais, gorduras saudáveis, antioxidantes e vitamina D. Poderá optar por acrescentar mais claras.














