Quem são Anísio e Banjaqui, os miúdos que brilharam no Benfica-Estrela?

  • 27/01/2026

A noite deste domingo foi repleta de emoções para dois jovens do Benfica, que foram lançados por José Mourinho no palco dos sonhos para todos os jogadores formados nas águias: o Estádio da Luz.

 

Falamos de Daniel Banjaqui e de Anísio Cabral, os dois miúdos da formação do Seixal que se apresentaram ao mundo benfiquista nesta 19.ª jornada e causaram impacto imediato aos adeptos presentes nas bancadas.

Ambos conquistaram os mais recentes Campeonatos do Mundo e da Europa por Portugal, sendo parte importante da seleção sub-17 comandada por Bino Maçães, que confirmou o seu totalismo no escalão de juvenis conquistando os dois maiores troféus disponíveis a jovens de tão tenra idade.

Mas foi no Estádio da Luz que os dois juniores cimentaram a sua importância para o projeto desportivo do Benfica para os próximos anos, com o minuto 84 do Benfica-Estrela da Amadora a ficar bem vidrado nas memórias de ambos, assim como de toda a nação benfiquista, que vê o seu futuro mais risonho que nunca.

Mas vamos conhcer um por um.

Anísio Cabral: O goleador felino que subiu patamares rumo ao golo na Luz

Anísio Cláudio Fernandes Reis Cabral. Este é um avançado poderoso fisicamente e que pode vir a dar muito ao Benfica nos próximos anos, seja desportiva ou financeiramente, uma vez que poderá atingir palcos de grandeza internacional.

O seu historial não é muito longo, dada a sua tenra idade, mas já conta com uma 'catrefada' de golos e é isso mesmo que gosta e sabe fazer melhor: colocar a bola no fundo das redes.

Descoberto pelo Benfica no Alta de Lisboa, foi com apenas nove anos que ingressou na formação encarnada, em 2016/17, mas percebeu-se desde cedo que não era um avançado qualquer, já que subiu rapidamente pelos escalões do Benfica com uma imagem de marca: golos.

E estes não surgiam em momentos de fragilidade dos adversários, mas sim quando mais importava. Prova disso mesmo foi o golo marcado por Anísio Cabral para dar o título de campeão do mundo a Portugal, no mais recente Mundial de sub-17, onde fez sete golos.

O mesmo aconteceu na final do Campeonato da Europa do mesmo escalão, também no ano de 2025, onde inaugurou o marcador frente à França e encaminhou a vitória do Europeu sub-17 para a seleção nacional.

Este destaque fez com que o jovem de apenas 17 anos começasse a temporada 2025/26 nos sub-19 do Benfica, onde fez quatro golos em 10 jogos, mais dois efetuados na UEFA Youth League, onde atuou apenas como suplente utilizado.

Mas isso foi suficiente para que começasse a trabalhar com os sub-23 das águias, onde foi mesmo chamado para realizar 192 minutos em três partidas por um escalão onde a idade máxima é seis anos mais velha que a de Anísio.

A sua estatura elevada, com 1,87m fez com que José Mourinho reparasse nele após o Campeonato do Mundo, mesmo não tendo feito qualquer minuto pela equipa B das águias, passando assim um patamar de eleição para formar atletas para a equipa principal.

Anísio foi o terceiro nome a ser estreado na equipa principal, depois de José Neto e Daniel Banjaqui, mas foi o primeiro a fazer golo, mostrando aptidão para, no seu primeiro toque na bola, fazer o que melhor sabe - colocar a bola no fundo das redes adversárias. E isso é um dom que não se perde, seja em que escalão for.

Benfica desvenda discurso de Banjaqui e Anísio após jogo inesquecível

Benfica desvenda discurso de Banjaqui e Anísio após jogo inesquecível

Daniel Banjaqui e Anísio Cabral foram recebidos com aplausos no balneário, depois de se terem estreado pela equipa principal, no Estádio da Luz, com apenas 17 anos de idade, e contribuído para a goleada ao Estrela da Amadora, por 4-0.

 Notícias ao Minuto | 14:19 - 26/01/2026

Daniel Banjaqui: O lateral ofensivo que tem Figo e Zidane como irmãos (e não só)

Daniel Armando Fonseca Silva Banjaqui começou a praticar futebol no Real Sport Clube, em Massamá, onde dispultou o interesse do Benfica com 11 anos. Desde 2018/19 no clube, sempre sonhou em jogar no Estádio da Luz.

A formação fez crescer um lateral que mais parecia um extremo que também defendia, tal era a propulsão ofensiva que Banjaqui dava no corredor direito e que fazia crescer 'água na boca' dos seus treinadores, uma fez que é uma receita para o sucesso.

O ala passou por todos os patamares no Benfica, até chegar à equipa principal das águias, já com um título europeu e outro mundial no 'bolso'. Fez a sua estreia frente ao Farense, nos oitavos de final da Taça de Portugal, entrando aos 88 minutos para o lugar de Gianluca Prestianni.

Mas não era esse papel que Daniel ambicionava, almejando mesmo à titularidade, que acabou por conseguir frente ao Estrela da Amadora, e logo no palco onde mais sonhava jogar, o Estádio da Luz, empolgando os adeptos com as suas investidas pela direita que causavam sempre perigo para os adversários.

Banjaqui estreou-se pelo Benfica e deixou estas palavras no balneário

Banjaqui estreou-se pelo Benfica e deixou estas palavras no balneário

O lateral direito de 17 anos de idade, campeão do mundo sub-17, foi opção para José Mourinho na reta final do duelo da Taça de Portugal entre o Farense e o Benfica.

Notícias ao Minuto | 16:24 - 18/12/2025

Mas Daniel Banjaqui estava quase predestinado a ser jogador de futebol, visto que vem de uma família onde o amor pelo desporto rei é evidente. Se houvesse dúvidas disso, bastava ver os nomes dos seus familiares que também jogam (ou jogaram) futebol.

Dos irmãos Figo e Zidane Banjaqui aos primos Maldine e Rivaldo Semedo, talvez Daniel fosse o que menos hipóteses dessem de se fazer jogador pelo nome dado à nascença, mas a verdade é que dos quatro, apenas Zidane também chegou aos palcos profissionais, representando o Panserraikos, da Grécia, na primeira divisão desse país.

Daniel tem potencial para chegar a uma carreira ainda mais condecorada do que já tem atualmente, mas será preciso continuar a trabalhar como tem feito até ao momento.

Um sonho. Campeões do mundo combinam e Anísio Cabral marca na estreia

Um sonho. Campeões do mundo combinam e Anísio Cabral marca na estreia

Daniel Banjaqui e Anísio Cabral combinaram como muitas vezes fizeram nos sub-17 para fazerem o quarto golo da noite e carimbaram uma estreia de sonho a marcar para o avançado português, com o primeiro toque na bola.

Davide Rodrigues Araújo | 20:37 - 25/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2926664/quem-sao-anisio-e-banjaqui-os-miudos-que-brilharam-no-benfica-estrela#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes