Quem pode votar antecipadamente nas Presidenciais? E quando?

  • 08/12/2025

As eleições presidenciais estão marcadas para o dia 18 de janeiro de 2026 e, apesar de ainda faltar pouco mais de um mês, deve estar atento a algumas informações. Por exemplo, quem é que pode inscrever-se para o voto antecipado?

 

Quem pode votar antecipadamente?

Doentes internados e presos

Já há a possibilidade de os cidadãos se inscreverem no voto antecipado para as Presidenciais. No entanto, nesta fase, ainda não abrange todos os eleitores.

Ou seja, numa fase inicial - entre 8 e 29 de dezembro -, apenas os doentes internados em estabelecimentos hospitalares e os presos não privados de direitos políticos o podem fazer. Mas, como?

De acordo com a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI), os eleitores que, no dia da eleição, se encontrem doentes e internados em estabelecimentos hospitalares ou presos, "e mediante disponibilização do correspondente documento comprovativo do impedimento, podem requerer, na presente plataforma, ou por via postal, à administração eleitoral da SGMAI, entre 8 e 29 de dezembro o exercício do direito de voto antecipado".

Note-se que, depois de feita a inscrição, será comunicado ao eleitor o dia e a hora. A votação será feita na presença do presidente da Câmara Municipal ou de um seu representante, que se deslocará ao estabelecimento hospitalar ou prisional.

Em mobilidade

Por sua vez, os eleitores que pretendam votar em mobilidade, isto é, fora da sua área de recenseamento, deverão inscrever-se entre 4 e 8 de janeiro. O que é que significa?

O voto antecipado em mobilidade permite o seu exercício a todos os eleitores recenseados no território nacional no sétimo dia anterior ao das eleições (domingo, dia 11 de janeiro), numa mesa de voto antecipado, a constituir em cada município, escolhida pelo eleitor. 

Assim, à semelhança das eleições legislativas ou europeias, existirá uma mesa de voto antecipado em cada município do continente e regiões autónomas (Madeira e Açores).

Quem quiser votar antecipadamente em mobilidade deve manifestar essa intenção no site www.votoantecipado.pt ou por via postal, à administração eleitoral da SGMAI.

Deverá indicar as seguintes informações:

  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Número de identificação civil;
  • Morada;
  • Mesa de voto antecipado em mobilidade onde pretende exercer o direito de voto;
  • Endereço de correio eletrónico e/ou contacto telefónico;

No dia do voto, o eleitor deve apresentar-se na mesa de voto escolhida e identificar-se mediante apresentação do seu documento de identificação civil, indicando a sua freguesia de inscrição no recenseamento eleitoral.

Deslocados no estrangeiro

O voto antecipado é também estendido a quem está no estrangeiro se "por inerência do exercício de funções pública ou privada", "em representação oficial de seleção nacional, organizada por federação desportiva dotada de estatuto de utilidade pública desportiva", "enquanto estudante, investigador, docente e bolseiro de investigação em instituição de ensino superior, unidade de investigação ou equiparada reconhecida pelo ministério competente", "doente em tratamento" ou se o eleitor viver ou acompanhar os eleitores já mencionados nos pontos anteriores.

A votação irá decorrer entre 6 e 8 de janeiro, devendo o eleitor apresentar-se nas representações diplomáticas, consultares ou nas delegações externas das instituições públicas portuguesas, previamente definidas pelo ministério dos Negócios Estrangeiros. 

No dia da votação, o eleito deve fazer-se acompanhar do cartão de cidadão ou outro documento identificativo, como carta de condução ou passaporte. 

De sublinhar também que, caso seja necessário uma segunda volta, que por lei acontece três semanas depois (de dia 18 de janeiro), irá realizar-se a 8 de fevereiro.

Quem são os candidatos nas eleições presidenciais?

Os portugueses voltam às urnas dentro de pouco mais de um mês, para escolher o próximo Presidente da República, que irá substituir Marcelo Rebelo de Sousa, que ocupa o cargo há 10 anos. 

Às eleições presidenciais anunciaram, entre outros, as suas candidaturas António Filipe (com o apoio do PCP), António José Seguro (apoiado pelo PS), André Ventura (apoiado pelo Chega), Catarina Martins (apoiada pelo BE), Henrique Gouveia e Melo, João Cotrim Figueiredo (apoiado pela Iniciativa Liberal), Jorge Pinto (apoiado pelo Livre), Luís Marques Mendes (com o apoio do PSD) e Manuel João Vieira.

Há mais 40 cidadãos registados no Portal da Candidatura, site do Ministério da Administração Interna em que podem recolher assinaturas, entre os quais André Pestana, Manuela Magno, Joana Amaral Dias, Vitorino Silva e Raul Perestrelo.

Presidenciais realizam-se a 18 de janeiro. Quem são os candidatos?

Presidenciais realizam-se a 18 de janeiro. Quem são os candidatos?

As eleições presidenciais de 18 de janeiro têm mais de uma dezena de candidatos, oito vão a debate. O Notícias ao Minuto recorda agora quem são e o que já disseram no âmbito da corrida a Belém.

 Natacha Nunes Costa | 09:09 - 03/11/2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2901130/quer-votar-antecipadamente-nas-presidenciais-saiba-como-e-quando#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes