Quem disse que é só para a roupa? 5 formas úteis de usar o tira-borbotos
- 21/01/2026
Quem disse que o tira-borbotos serve apenas para cuidar daquele sobretudo ou daquela camisola de malha a que é preciso estar-se atento? Na verdade, este aparelho pode ser muito útil para ajudar na manutenção dos têxteis da sua casa, conforme realça um artigo da House Digest. O website destaca 5 formas que usar este utensílio. Tome nota!
1. Sofás
Se quer que o seu sofá volte a ficar como novo então use um tira-borbotos nas zonas em que perceber um desgaste maior. O mesmo poderá fazer numa poltrona, por exemplo. Basta deslizar o utensílio com movimentos suaves sobre a superfície. Para além dos borbotos, também é eficaz na remoção de linhas soltas, por exemplo.
2. Almofadas
Outro dos locais em que pode utilizar o tira-borbotos é nas almofadas. Para tal bastante esticar bem o tecido e passar o aparelho sobre o mesmo. Evite pressionar com demasiada força para que o tecido não fique preso.
Para terminar a limpeza pulverize a sua almofada com um mistura de água, álcool e um pouco de amaciador para a roupa.
3. Cobertores
Os cobertores, sobretudo os de lã, tendem a formar borbotos devido ao atrito que o seu uso diário implica. Aqui o tira-borbotos poderá ser um grande aliado. Passe sobre os cobertores em movimentos circulares até perceber que o tecido está liso.
4. Colchões
Os borbotos também surgem com facilidade nos colchões, devido ao atrito que a capa de proteção faz com estes. Desta forma recomenda-se o uso de um tira-borbotos, algo que vai contribuir para a conservação, garantindo a sua durabilidade.
5. Carpetes/tapetes
O tira-borbotos é recomendado para tapetes de pelo raso de lã, algodão e misturas sintéticas, como é o caso do acrílico e poliéster, dando uma nova vida aos tapetes e carpetes.
Há, contudo, materiais nos quais nunca deve usar o tira-borbotos, sob pena de danificar os tecidos. São eles a seda, o chiffon (presente sobretudo em cortinados), tecidos bordados ou com aplicações e tapetes de pelo alto.














