Queixa contra militares do Myanmar pode ser bom precedente para Timor

  • 14/01/2026

"Se isto acontecer e tiver sucesso vai ser um bom precedente para Timor-Leste como Nação que já ratificou quase todos os instrumentos das convenções dos direitos humanos", disse o provedor dos Direitos Humanos e Justiça, Virgílio Guterres.

 

"Assim a nossa pequenez enquanto Nação torna-se grande nos princípios universais de advocacia dos direitos humanos, pelo menos aqui na ASEAN [Associação das Nações do Sudeste Asiático]", afirmou.

O provedor falava aos jornalistas no final de um encontro com os representantes das vítimas que entregaram na terça-feira uma queixa-crime no Ministério Público de Timor-Leste contra os militares do Myanmar (antiga Birmânia) por crimes de guerra e contra a humanidade no estado de Chin, no noroeste daquele país, com fronteira com a Índia e o Bangladesh.

"Aqui podemos ser um país que é um espaço de advocacia para princípios regionais e princípios internacionais. Esta é a nossa apreciação ao esforço deste grupo", acrescentou.

A queixa-crime foi apresentada em Timor-Leste com base na jurisdição universal penal e pela confiança depositada no sistema de justiça timorense para aplicar a lei de uma maneira isenta, disse um dos advogados.

A queixa submetida ao Ministério Público inclui provas de violência sexual coletiva contra uma mulher grávida, do massacre de d10 pessoas, do assassínio de um pastor cristão e de três diáconos e de ataques aéreos indiscriminados contra um hospital, que provocaram a morte de quatro profissionais de saúde e quatro pacientes no estado de Chin.

Timor-Leste, nomeadamente o Presidente timorense, José Ramos-Horta, tem alertado sistematicamente para a situação naquele país membro da ASEAN, mas suspenso após o golpe.

A junta militar do Myanmar ordenou, em 2023, a expulsão do encarregado de negócios de Timor-Leste em protesto as posições das autoridades timorenses sobre o país.

Em julho do ano passado, o Myanmar também manifestou publicamente estar contra a adesão de Timor-Leste à ASEAN, concretizada em outubro, por não aderir ao princípio de não interferência em assuntos internos consagrada na carta da organização.

Em fevereiro de 2021, os militares do Myanmar derrubaram o Governo eleito, dirigido por Aung San Suu Kyi, prémio Nobel da Paz, e mergulharam o país numa guerra civil.

Dados divulgados pela Organização dos Direitos Humanos do Estado de Chin referem que a Junta Militar realizou mais de mil ataques aéreos naquela região administrativa, que provocaram a morte a 478 civis, incluindo 91 mulheres e 79 crianças, e destruíram dezenas de unidades de saúde, escolas e edifícios religiosos.

Segundo a ONU, a violência no Myanmar já provocou milhares de mortos e provocou mais de 3,5 milhões de deslocados. Há cerca de 20 milhões de pessoas a necessitarem de ajuda humanitária.

Leia Também: Timor. Queixa-crime contra militares do Myanmar por crimes de guerra

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2919080/queixa-contra-militares-do-myanmar-pode-ser-bom-precedente-para-timor#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes