Queda de árvores em Sintra danifica viatura e fecha monumentos

  • 28/01/2026

Conforme avançou à Lusa fonte oficial da autarquia, no distrito de Lisboa, em consequência do mau tempo caíram várias árvores na Volta do Duche, no acesso ao centro histórico de Sintra, e uma árvore danificou uma viatura em Agualva-Cacém, numa zona residencial.

 

No local estiveram o presidente da câmara, Marco Almeida (PSD), e a presidente da União de Freguesias de Agualva-Mira Sintra, Helena Cardoso (PS), para se inteirarem dos danos provocados pela passagem da depressão.

Uma árvore da antiga sede do Parque Natural de Sintra-Cascais caiu pelas 02:00 na Avenida D. Francisco de Almeida, em Sintra, danificando o muro da propriedade, mas a via foi entretanto reaberta e não houve danos pessoais, revelou fonte da área protegida.

Em consequência do mau tempo, a sociedade Parques de Sintra-Monte da Lua (PSML) encerrou, "para avaliação das condições de segurança", o Parque e Palácio da Pena, o Castelo dos Mouros, o Parque e Palácio de Monserrate e o Convento dos Capuchos.

"As equipas da Parques de Sintra estão no terreno a avaliar as consequências da depressão e a desimpedir caminhos e acessos no interior da serra de Sintra. Há queda de árvores em vários locais. A prioridade é a reabertura, em segurança, dos monumentos à visitação, mas vão estar fechados até ao final do dia", adiantou à Lusa fonte oficial da sociedade que gere os monumentos e jardins históricos.

Os palácios nacionais de Sintra e de Queluz, bem como a Escola Portuguesa de Arte Equestre, em Belém, permanecem abertos.

A Câmara de Sintra determinou a partir de hoje, "e enquanto as condições de segurança não se encontrarem restabelecidas", o encerramento do Parque da Liberdade e Quinta da Ribafria, em Sintra, e da Quinta Nova da Assunção, em Belas.

"O encerramento manter-se-á enquanto persistirem as condições meteorológicas adversas, sendo a situação acompanhada de forma permanente pelas entidades competentes", explicou a autarquia, numa nota.

Desde o final de terça-feira, e até às 07:00 de quinta-feira, estão também interditadas as praias Grande e das Azenhas do Mar, devido à depressão Kristin pelo território continental, com previsão do agravamento das condições do mar.

A circulação do elétrico de Sintra estará suspensa hoje e quinta-feira, em "resultado do número de ocorrências registadas em áreas adjacentes à linha", nomeadamente o "desmoronamento de terras e a queda de uma árvore, que obrigaram à interrupção imediata do serviço".

Os acessos à serra de Sintra, encerrados desde as 19:00 de terça-feira, vão permanecer vedados para segurança de pessoas e bens, "mantendo-se esta limitação até que estejam reunidas as condições de segurança" para a sua reabertura.

Os acessos vão estar encerrados na "cancela na Azóia", no percurso Urca para o Convento dos Capuchos e para a Peninha, nos cruzamentos da Azóia, da Portela (para a Azóia) e dos Capuchos (para a Portela).

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Cascais registou várias ocorrências de quedas de árvores e de estruturas, mas sem registo de danos pessoais, e continua a acompanhar a situação, referiu fonte oficial da autarquia.

A passagem da depressão Kristin pelo território português provocou dois mortos e vários desalojados, com a Proteção Civil a registar mais de 2.600 ocorrências durante a madrugada e manhã de hoje.

Quedas de árvores e de estruturas foram as principais ocorrências, que afetaram sobretudo os distritos de Leiria (por onde a depressão entrou no território continental), Coimbra, Santarém e Lisboa.

Vento, chuva, neve e agitação marítima têm motivado o corte ou o condicionamento de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, bem como o fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações.

   A Proteção Civil está em estado de prontidão especial para nível 4, o máximo, em toda a orla costeira entre Viana do Castelo e Setúbal, e há avisos meteorológicos vermelhos (nível mais grave) em toda a costa do continente.

Leia Também: Carneiro envia mensagem de condolências às famílias das vítimas mortais

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2927700/queda-de-arvores-em-sintra-danifica-viatura-e-fecha-monumentos#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes