Quatro membros de grupo sueco condenados por agressões racistas

  • 18/11/2025

Com idades entre os 21 e os 23 anos, os arguidos pertencem à secção sueca dos chamados "Active Clubs".

 

Este movimento internacional, estruturado em pequenos grupos locais e autónomos, treina os seus membros em desportos de combate e artes marciais e promove uma ideologia misógina, supremacista branca e de hipermasculinidade.

As agressões racistas tiveram lugar na noite de 27 de agosto de 2025, em Estocolmo, e no dia do ataque, um dos jovens deixou ainda grafitis nazis na montra de uma loja.

"Os quatro homens são condenados por agressão agravada", declarou o tribunal de Estocolmo, que destacou a ligação dos jovens ao Aktivklubb Sverige, o 'Active Club' sueco.

As penas aplicadas variam entre três anos e três anos e meio de prisão e os arguidos terão igualmente de pagar indemnizações.

"Todas as vítimas têm uma origem étnica diferente da dos arguidos", acrescentou o tribunal, que afirmou que pelo menos dois dos homens fizeram saudações hitlerianas durante a noite em questão.

Durante as buscas realizadas no âmbito do processo, foram encontrados um exemplar de Mein Kampf, de Adolf Hitler, cadernos decorados com suásticas e autocolantes com a inscrição "amar a Suécia, odiar o islão".

Os membros dos Active Clubs procuram "reconquistar a sua masculinidade através da violência", segundo um documento do Centro de Prevenção do Extremismo Violento (CVE), um organismo estatal sueco criado para prevenir a radicalização e o extremismo violento.

A fundação de combate ao racismo especializada na violência de extrema-direita sueca Expo indica que os integrantes do movimento são incentivados a exercer ações violentas contra alvos escolhidos, tais como imigrantes, feministas, judeus e comunidade LGBT+.

Os Active Clubs foram fundados por Robert Rundo, um neonazi norte-americano. Segundo vários investigadores, a rede foi oficialmente criada em janeiro de 2021.

Leia Também: Suécia: Condutor de autocarro libertado. "Nada indica" intencionalidade

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2890236/quatro-membros-de-grupo-sueco-condenados-por-agressoes-racistas#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes