Quatro doentes indemnizados após tratamento para obesidade na Dinamarca

  • 22/11/2025

Quarenta e três pessoas apresentaram pedidos de indemnização alegando terem desenvolvido uma condição ocular grave após a utilização de um dos tratamentos fabricados pela Novo Nordisk, informou a Associação Dinamarquesa de Indemnização de Doentes em comunicado divulgado na sexta-feira pela agência France-Presse (AFP).

 

A neuropatia ótica isquémica anterior não artrítica (Noian) é uma condição que afeta o nervo ótico e leva à perda de visão.

A agência de indemnizações, que analisou os primeiros cinco casos, concluiu que quatro deles eram elegíveis para receber indemnizações.

"É lamentável para os doentes afetados por este efeito secundário. A Noian é uma condição grave que causa danos permanentes e incuráveis à visão", frisou Karen-Inger Bast, diretora da organização, em comunicado.

Estes casos são difíceis de avaliar porque estão ligados a um novo medicamento, e os doentes já apresentavam um risco aumentado de desenvolver Noian, acrescentou.

No total, receberão 800 mil coroas dinamarquesas (107 mil euros, à taxa de câmbio atual), mas este valor poderá aumentar consoante o impacto da condição na vida futura dos pacientes, por exemplo, se não puderem trabalhar tanto como antes, explicou a associação.

Na Dinamarca, a indemnização por despesas médicas é geralmente paga pelas autoridades de saúde.

Em dezembro de 2024, a Agência Dinamarquesa do Medicamento solicitou ao Comité de Avaliação do Risco de Farmacovigilância (PRAC) da Agência Europeia do Medicamento que revisse um estudo dinamarquês que mostrava uma ligação entre a semaglutida, o princípio ativo do Ozempic e do Wegovy, e a Noian.

Em junho, o PRAC concluiu que a Noian era um efeito secundário "muito raro" da semaglutida, afetando até 1 em cada 10.000 utilizadores.

A Novo Nordisk afirmou ter revisto a decisão relativa à indemnização para os doentes dinamarqueses.

Num comunicado enviado à AFP, o fabricante do medicamento indicou que, após as conclusões do PRAC, as bulas de todos os produtos com semaglutida foram atualizadas para incluir a Noian como uma reação adversa a medicamentos "muito rara".

"O perfil benefício-risco da semaglutida continua favorável", acrescentou o laboratório dinamarquês.

Leia Também: Médica que prescreveu Ozempic a falsos diabéticos com caução de 500 mil €

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2892644/quatro-doentes-indemnizados-apos-tratamento-para-obesidade-na-dinamarca#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes