Quatro benefícios de beber café, segundo nutricionistas
- 12/12/2025
Para muitos, a manhã só começa depois de beber um café. Também é a desculpa perfeita para uma pausa ou um reencontro com um amigo. Mas afinal, quais os benefícios desta bebida tão apreciada?
O website de Martha Stewart foi falar com especialistas para responder a esta pergunta.
Principais benefícios do consumo de café
Beber café traz vários benefícios sendo que a maior parte se deve aos antioxidantes conhecidos como polifenóis, que possuem propriedades anti-inflamatórias, realça a nutricionista Lauren Slayton.
De seguida destacam-se quatro benefícios do café:
1. Saúde cerebral
O café ajuda na cognição e na concentração a curto prazo, mas também demonstra ser um neuroprotetor a longo prazo, realça Slayton.
Para Sylvia Klinger, fundadora da Hispanic Food Communications, além de melhorar o estado de alerta, a memória e o desempenho cognitivo, o café é associado a um menor risco de depressão, protegendo contra doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer.
2. Saúde do coração
Ambas as especialistas concordam que o consumo moderado de café está associado a um risco reduzido de doenças cardíacas e AVC (Acidente Vascular Cerebral), bem como a um menor risco de morte por problemas cardíacos.
3. Saúde do fígado
O café está associado a um menor risco de doenças hepáticas, incluindo esteatose hepática e cirrose, destaca Klinger. Esta bebida reduz também o risco de cancro do fígado e colorretal, realça Slayton.
4. Saúde metabólica
Estudos já demonstraram que quem bebe café apresenta um menor risco de desenvolver diabetes tipo 2, destaca Klinger.
Qual o melhor horário para beber café?
De maneira a evitar perturbações do sono, ambas as especialistas afirmam que o café deve ser consumido logo pela manhã.
Slayton realça que o café mantém-se no organismo mais tempo do que a maioria das pessoas imagina. Assim, na sua perspetiva, o consumo de café deveria ser suspenso a partir do meio dia.
Já Klinger destaca que o período ideal é entre as 9h30 e 11h30. Este espaço de tempo é crucial para maximizar a energia sem interferir nos ritmos naturais do cortisol. A especialista também recomenda o consumo de café antes do treino, pois pode ajudar a melhorar o desempenho e a resistência.
Deverá também evitar beber café de estômago vazio, uma vez que poderá irritar a mucosa estomacal e causar refluxo ácido ou inchaço.
Café sem açúcar: que efeito produz no cérebro?
Um estudo publicado na Nature Neuroscience revela que o organismo do ser humano reage de forma diferente quando ingerimos café sem açúcar.
Os investigadores perceberam que o cérebro também pode ser afetado.
De acordo com estes especialistas, o consumo regular desta bebida pode ser responsável por uma proteção mais eficiente das células e pode "melhorar as conexões dos neurónios".
Nesta investigação destacou-se, em concreto, o efeito que esta substância produz no hipocampo, que é a parte do cérebro associada à memória.
Portanto, se por um lado o café pode despertar o cérebro e deixar qualquer pessoa agitada, por outro também é capaz de estar a reter toda a informação que está a envolver o ser humano.















