Quatro alpinistas encontrados mortos após avalanche na Grécia
- 26/12/2025
Quatro alpinistas - três homens e uma mulher - foram encontrados mortos, ao início da tarde desta sexta-feira, após terem sido dado como desaparecidos ontem, nas Montanhas Vardousia, na Grécia.
Segundo a estação pública grega ERT, as autoridades iniciaram uma grande operação de resgate com drones e cães após receberem um alerta de que três alpinistas, entre os 30 e 35 anos, tinham desaparecido no dia de Natal. No entanto, não foram informadas de que uma quarta pessoa, uma mulher com cerca de 35 anos, estava com eles.
Os três amigos saíram na quinta-feira de manhã da aldeia de Athanasios Diakos e tinham como objetivo fazer uma trilha pela montanha. No entanto, desde então não deram mais sinais de vida.
“Um deles alugou uma casa na aldeia. É um alpinista experiente e, juntamente com dois amigos, subiu a montanha. Existem dois refúgios, mas estão fechados. Verificámos os refúgios ontem e eles não estão lá”, contou Dimitris Teravani, amigo dos alpinistas, à ERT, antes de os corpos serem encontrados.
“Fui até aos refúgios, ontem nevou muito, até ao segundo refúgio a neve chegava aos joelhos”, disse outro alpinista.
Segundo os bombeiros locais, a operação de localização e resgate foi dificultada pelas baixas temperaturas, visibilidade limitada e pela morfologia do terreno.
Também o presidente da comunidade de Athanasios Diakos, um ponto de partida frequente para caminhadas e escaladas, já tinha adiantado que as operações de busca estavam a decorrer "em condições particularmente difíceis".
As equipes de resgate chegaram a uma altitude de aproximadamente 1.000 metros quando começaram a considerar seriamente a possibilidade de uma avalanche, uma vez que havia neve até os joelhos no local.
Sublinhe-se que o ponto mais alto da Serra de Vardousia, o Monte Korakas, atinge 2.495 metros e é um dos mais altos da Grécia.
Leia Também: Mais de 600 pessoas retiradas de dois barcos à deriva a sul de Creta













