Quatro alimentos (essenciais) com mais ómega-3 do que o peixe
- 12/02/2026
Nem só o peixe possui ómega-3, aliás, segundo o Very Well Health estes quatro alimentos são as melhores fontes desta "gordura boa".
Apesar do peixe ser uma excelente fonte de ómega-3, estas opções à base de plantas são uma excelente opção se segue um plano alimentar vegano ou vegetariano, ou se simplesmente tem alergia a peixe ou se não quer consumi-lo por outros motivos.
Veja se já costuma ingerir estes alimentos.
Alimentos com mais ómega-3 do que o peixe
Semente de linhaça
Além de fibras e magnésio, as sementes de linhaça "são uma das melhores fontes de ômega-3 depois do peixes e de outros frutos do mar. Quando as "sementes de linhaça são prensadas em óleo, o teor de ómega-3 é tão alto que o óleo de linhaça é frequentemente usado como suplemento de ômega", explicam.
Sementes de Chia
"Frequentemente descritas como um superalimento, as sementes de chia contêm fibras, minerais, antioxidantes e ácidos essenciais de ómega-3." Sementes de chia podem ser polvilhadas, misturadas ou adicionadas a praticamente qualquer alimento ou bebida. Ao contrário das sementes de linhaça, estes especialistas explicam que elas não precisam de ser prensadas ou moídas para conseguir obter estes benefícios.
Se não sabe como consumir estas sementes, experimente fazer os clássicos pudins de chia, ou adicioná-las a smothies e iogurtes.
Nozes
Além de versáteis, as nozes são frequentemente promovidas pelos seus benefícios para a saúde do coração.
Soja
A soja é uma "boa fonte de proteína e pode ser consumida em óleo de soja para aproveitar seu teor de ómega-3", descrevem.
Benefícios do ómega-3
Ajuda a prevenir doenças crónicas (por exemplo, doenças cardiovasculares)
Melhora a saúde cognitiva (cerebral)
Beneficia a saúde ocular
Ajuda na saúde do coração
Colabora no desenvolvimento infantil
Melhora a saúde articular














