Quase 90% dos jovens portugueses usam IA generativa

  • 10/02/2026

O relatório "Crianças e Jovens (9-17 anos) e Inteligência Artificial Generativa em Portugal" analisou as respostas de 2.111 crianças e jovens e de 15 adolescentes entrevistados sobre práticas, perceções e experiências com IA generativa.

 

Os resultados hoje conhecidos, no âmbito do Dia da Internet Segura, mostram que 85% dos inquiridos utilizaram estas ferramentas no último mês --- dez pontos percentuais "acima da média europeia".

"Quase metade das crianças e jovens em Portugal usa a IA generativa para tarefas escolares: resumir ou explicar um texto longo, ajudar a fazer trabalhos de várias disciplinas", lê-se no estudo que contou com a participação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (FCSH).

De acordo com a análise, 48% recorre à IA para resumir ou explicar textos e 47% realizar trabalhos escolares.

No estudo é ainda destacado que um quarto dos jovens portugueses usa IA generativa para apoio emocional ou pessoal, dez pontos acima da média europeia (15%).

"Vários testemunhos sublinham desejos de maior literacia e de integração destas tecnologias no ambiente escolar. Sobre quem e como se deve controlar estes riscos, os jovens assinalam uma perspetiva de prevenção que envolve as empresas tecnológicas e os próprios utilizadores (como eles mesmos) para um uso consciente responsável e ético", sustenta.

Segundo Cristina Ponte e Susana Batista, da FCSH e responsáveis pelo estudo, os entrevistados "confirmaram divisão digital nas condições materiais de acesso e na frequência de uso marcada pela condição socioeconómica", revelando "também a importância da dimensão individual".

"Nalguns casos, a curiosidade e a vontade de exploração, em mais novos, contraria a estrita focalização em estudos, em mais velhos. Revelaram também a relevância da maturidade e de traços de personalidade", apontam, citadas em comunicado.

Apesar do uso generalizado, as crianças e os jovens "não são acríticos" e manifestam preocupações com a "manipulação e geração de conteúdos falsos ('deepfakes') e os seres humanos perderem o controlo da tecnologia".

Ainda assim, reconhecem o potencial criativo da IA, sobretudo "projetos criativos antes inalcançáveis, como a programação de jogos".

O relatório "Crianças e Jovens (9-17 anos) e Inteligência Artificial Generativa em Portugal" tem como base o inquérito nacional EU Kids Online a 2.111 crianças e jovens (9-17 anos), realizado entre maio e dezembro de 2025, e o estudo qualitativo junto de adolescentes (13-17 anos), que já faziam uso de ferramentas de IA generativa, realizado de novembro 2024 a fevereiro 2025.

"Segundo o último relatório da rede de investigação EU Kids Online (EUKO), baseado numa amostra a 25.592 menores de 9 a 16 anos e 244 entrevistas, a IA integra-se de forma acelerada nas suas práticas digitais, tanto no uso de ferramentas como o Chat GPT, como na integração em plataformas já usadas, como o Roblox", é acrescentado.

O documento lembra que a IA generativa "já é uma realidade quotidiana" para as crianças e os adolescentes em Portugal e na Europa.

Leia Também: OpenAI deverá lançar auriculares sem fios até ao final de 2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/tech/2936405/quase-90-dos-jovens-portugueses-usam-ia-generativa#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes