Quase 400 migrantes resgatados a sul de Creta pela guarda costeira grega

  • 26/12/2025

A operação de grande envergadura decorreu a cerca de 35 milhas náuticas (cerca de 64 quilómetros) a sul de Gavdos, e as 365 pessoas que procuravam asilo na União Europeia (UE) seguiam a bordo de um barco de pesca.

 

Os migrantes foram resgatados por uma embarcação da guarda costeira grega com o apoio de um navio cargueiro de bandeira dinamarquesa e de uma aeronave da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (Frontex), segundo a agência de notícias grega ANA.

As pessoas resgatadas foram levadas para bordo do navio cargueiro para serem transferidas para o porto de Paleochora, em Creta, segundo a emissora pública ERT.

Não foram fornecidos detalhes sobre as suas nacionalidades, noticiou a agência France-Presse (AFP).

Mais cedo, cerca de 30 migrantes foram avistados por uma embarcação da Frontex a 25 milhas náuticas (46 quilómetros) a sul de Gavdos e transferidos para Creta.

Na quinta-feira, 39 migrantes a bordo de um bote insuflável foram resgatados a sul de Creta e levados para Kaloi Limenes, na mesma ilha.

Muitos migrantes tentam a perigosa travessia entre a Turquia e as ilhas gregas ou da Líbia para Creta, mas os naufrágios são frequentes.

No início de dezembro, 17 pessoas foram encontradas mortas após o naufrágio do seu bote na costa de Creta, e outras 15 foram dadas como desaparecidas. Apenas duas pessoas sobreviveram.

Os migrantes, na sua maioria cidadãos sudaneses e egípcios, foram encontrados mortos dentro do bote, que estava a afundar e parcialmente esvaziado após terem partido de Tobruk, na Líbia, alguns dias antes.

Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), mais de 16.770 pessoas requerentes de asilo na UE chegaram a Creta desde o início do ano, muito mais do que em qualquer outra ilha do mar Egeu.

Em julho, o governo conservador de Kyriakos Mitsotakis suspendeu por três meses o processamento dos pedidos de asilo, em particular os de pessoas que chegavam a Creta vindas da Líbia.

O primeiro-ministro descreveu esta medida como "absolutamente necessária" face ao crescente fluxo migratório.

O ministro da Migração, Thanos Plevris, antigo membro de um partido de extrema-direita já extinto, afirmou que a Grécia "não é um hotel" para requerentes de asilo.

"Vocês não são bem-vindos aqui", frisou, repetidas vezes, aos migrantes.

Leia Também: Espanha intercepta duas embarcações com 58 migrantes em Múrcia

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2910044/quase-400-migrantes-resgatados-a-sul-de-creta-pela-guarda-costeira-grega#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes