Quantos quilos irá ganhar na época do Natal? A ciência tem a resposta
- 21/12/2025
Rabanadas, sonhos, bolo-rei, arroz doce, tronco de Natal, pudim e muito mais. Por esta altura, é isto que muitas pessoas têm em casa. A mesa de doces na ceia de Natal é farta e acaba por esquecer-se da dieta durante alguns dias. Sabe quantos quilos pode ganhar nesta altura do ano? A ciência tem a resposta.
Um grupo de cientistas analisou e descobriu que em média podem ser consumidas seis mil calorias só no dia de Natal. O estudo foi feito com base em britânicos. Assim, pode acabar por consumir o dobro das calorias diárias que são recomendadas.
Apesar dos resultados, os especialistas afirmam que este aumento de peso é temporário e que pode não ter grandes consequências no futuro se acabar por adotar a rotina habitual mais tarde.
“Durante muitos anos, acreditou-se que o consumo de 3.500 calorias extras levaria automaticamente a um ganho de peso de cerca de meio quilo", revela o nutricionista Duane Mellor ao Daily Mail.
Leia Também: O chá barato número 1 para a saúde do seu coração (e não só)
Quantos quilos pode ganhar no Natal?
Contudo, aponta que estudos recentes afirmam que pode não ser idêntico para todas as pessoas. “Quando uma pessoa ganha peso depende de uma série de fatores, incluindo sexo, tamanho do corpo, massa muscular, idade e níveis de atividade física.”
Diz que os homens acabam por ganhar peso com menos facilidade do que as mulheres muito devido às diferenças na composição corporal e na forma como a gordura é armazenada.
Na revista Plos One foi publicado um estudo que concluiu que entre o final de novembro e o início de janeiro um adulto poderia ganhar em média 1,2 quilos, ou seja, um aumento médio de 1,35%. Esta pesquisa acompanhou mais de 3.500 pessoas.
O estudo mostrou também que o peso começou a diminuir entre janeiro e março, o que sugeriu que grande parte desse aumento aconteceu devido às festas de Natal e Ano Novo.
Duane Mellor diz mesmo que o melhor é não cometer grandes excessos nesta altura do ano. "Incentivaria pequenas mudanças realistas na dieta e na atividade física, que sejam fáceis de manter. As evidências sugerem que até mesmo intervenções simples podem ajudar a evitar que o aumento de peso durante as festas de fim de ano se torne permanente.”
Noutro estudo da British Medical Journal, que juntou 272 pessoas, mostrou que pessoas que consumiram sem controlo entre novembro e janeiro ganharam em média 370 gramas. “A nossa pesquisa mostra que uma breve intervenção durante o período de Natal pode ajudar a prevenir os pequenos aumentos de peso que se acumulam ao longo do tempo e que alimentam a obesidade”, conta Amanda Daley, umas as autoras deste estudo.














