Quanto tempo demora o bacalhau a cozer? Eis as dicas do chef Vítor Sobral
- 23/12/2025
Por esta altura, já deve estar a pensar quando é que precisará de colocar o tacho ao lume para cozinhar o bacalhau a tempo da Ceia de Natal. Se todos os anos se interroga quanto tempo é que demora a ficar cozido, o chef Vítor Sobral deixa todas as explicações. E se o costuma cozinhar em água, saiba que este não é o método preferido do chef Vítor Sobral.
Uma panela com água, bacalhau lá dentro e deixar ferver por vários minutos enquanto prepara ainda mais pratos e sobremesas para a Consoada. Sendo ester este o cenário habitual lá em casa, este ano pode seguir as dicas do chef.
A melhor forma de cozer o bacalhau e durante quanto tempo
“O ideal é cozer o bacalhau no forno. Esta é a melhor maneira de cozer o bacalhau de Natal", começa por explicar ao Lifestyle ao Minuto o chef Vítor Sobral. E deixa todos os passos que deve seguir.
“Se colocarmos num tabuleiro um fio de azeite, dois ou três alhos, uma folha de louro, o bacalhau e taparmos com papel de alumínio, criamos ali no fundo uma panela praticamente sem água, só com a água do bacalhau.”
Leia Também: E que tal um arroz de bacalhau com pimentos? Veja a receita
Quanto a tempos, tudo depende do bacalhau que tiver. “Se forem postas altas, 25 minutos a 150 graus com o forno ventilado aquecido. Se forem postas mais baixas, entre 18 a 20 minutos, também à mesma temperatura, 150 graus com o forno aquecido e temos um bacalhau perfeito cozido.”
Vítor Sobral alerta ainda para um dos erros que muitas pessoas acabam por cometer. “Um dos cuidados que nós temos de ter é não cozinhar demasiado. E muitas vezes há a tendência para cozinhar o bacalhau demasiado.”
O chef fala de um forno ventilado, mas quem não tiver também consegue fazer o bacalhau num outro tipo de forno. “Neste caso, tem é de ter mais cuidado. Se o forno for estático, então aí é assim, pronto, tem de ir vendo o bacalhau.”
Como saber se o bacalhau está no ponto?
Qualquer que seja o tipo de forno que use, há uma forma de saber se já está no ponto. “Há um truque para perceber se está perfeito. Quando o bacalhau libertar assim uma água esbranquiçada, é sinal que está a ficar cozido. Quando essa água ficar no fundo do tabuleiro no forno, é sinal que o bacalhau está cozido”, revela Vítor Sobral.
Como cozer o bacalhau em água
Apesar de o ideal ser cozinhar o bacalhau no forno, quem preferir também o pode cozer em água, existindo algumas dicas para que fique perfeito. Em primeiro lugar, convém que cozinhe apenas o bacalhau no tacho e não em conjunto com couves, cenoura e outros legumes.
“O bacalhau também pode ser cozido em água, mas não tudo junto. O grande problema é quando as pessoas cozem tudo no mesmo tacho. A batata tem uma cozedura, o bacalhau tem outra cozedura. O ideal é cozer tudo à parte no caso de não queremos fazer no forno.”
Desta forma, sugere também que junte alguns temperos, mas deixa um aviso sobre a quantidade de água a usar. “Coloque pouca água e tempere. Junte cebola, alhos, folhas de salsa e louro e se quiser também pode pôr uns grãozinhos de pimenta. Depois, quando coloca o bacalhau, tem de ficar com a pele de fora.”
Em relação a tempos, também há dicas para que fique perfeito e não demasiado cozinhado. “Deve deixar a água ferver e só depois colocar o bacalhau. Coloque as postas e quando voltar a levantar fervura, desligue o lume. Deixe o bacalhau uns cinco minutos e depois pode tirar que está pronto.”
Há quem junte um pouco de leite nesta água para cozer o bacalhau. Segundo o chef Vítor Sobral, não é nada que acrescente a esta receita. “Não acho que seja necessário acrescentar leite. A não ser que seja uma receita específica, mas se estivermos a falar do bacalhau de Natal não acho que seja necessário.”
Como aproveitar a água de cozer o bacalhau
Ao contrário da água da demolha do bacalhau, esta água em que acabou de cozê-lo pode ser aproveitada. “Pode usar para uma sopa, um arroz ou guardar mais tarde para fazer algo que leve caldo de peixe. É uma água que é uma pena mandar fora.”
Por outro lado, também pode cozer aqui os legumes e as couves. Contudo, o grande problema é que irá ficar com o bacalhau frio na hora de servir.
Para cozer os legumes, há tempos que deve respeitar. “Meta primeiro as cenouras a cozer. A seguir, passados cinco minutos, meta as batatas. Passados mais 3 a 4 minutos, meta os nabos e no fim as couves e deixe ferver. Assim, é uma forma de fazer tudo a cozer nos tempos certos.”
Para estes vários passos, temos considerado bacalhau seco que depois é demolhado. Contudo, se preferir usar um bacalhau já demolhado e ultracongelado, os processos para o cozer são os mesmos. Neste caso, convém é que esteja descongelado antes de o cozinhar.
“O que aconselho é deixá-lo descongelar. Se for para o forno ou se for para a água congelado, vai demorar mais tempo a cozer. Tem de deixar descongelar por completo e depois usá-lo da mesma forma.”














