"Quando eu e a Maria João nos separámos fiquei 8 meses na casa do Almeno"
- 01/12/2025
Almeno Gonçalves morreu no dia 27 de novembro, aos 66 anos, vítima de cancro. O funeral já decorreu e foram muitos os amigos que se juntaram para lhe prestar uma última homenagem.
José Raposo esteve entre os presentes no último adeus ao ator e decidiu falar do mesmo depois na sua página de Instagram, este domingo, dia 30 de novembro, contando que foi Almeno quem lhe deu a mão, e a casa, quando se separou de Maria João Abreu.
"O Meninho, a pessoa mais íntegra que conheci deixou-nos! O Almeno marcou a minha vida, o Almeno marcou a vida de muitos! Digo-vos, é uma bênção dos céus ter-me sido proporcionado conviver com alguém como o Meno, a candura em pessoa", começou por escrever ao falar do colega e amigo.
"O Meno era de Braga, falava um tom sincero, alto, gargalhado, um tom que com inteligência e simplicidade buscava justiça e espalhava amor naturalmente", lembrou ainda, falando de seguida da companheira de Almeno Gonçalves, a também atriz Patrícia Pinheiro, que era 27 anos mais nova.
"O Meninho, com a cumplicidade da sua metade Patti Smith - a doce Patrícia que com ele formou uma das duplas amorosas mais verdadeiras que o mundo teve - cumpriu muitos dos mil e um sonhos que tinha como intérprete, encenador, realizador, produtor, autor… homem-amante-fiel do teatro", disse José Raposo.
Por fim, José Raposo recordou o momento em que se separou de Maria João Abreu.
"Quando eu e a João nos separámos fiquei oito meses na casa do Almeno… que foi sempre um dos nossos maiores amigos (meu e dela!)", revelou.
"O meu coração preservará para sempre este ser solidário, lindo, que o Almeno é! Até já, Meninho", escreveu, por fim.
Leia Também: A mulher 27 anos mais nova que acompanhou Almeno Gonçalves até ao fim
De recordar que muitos anos antes de começar a namorar com Patrícia Pinheiro, Almeno Gonçalves esteve numa relação com a também atriz Rita Salema, com quem tem uma filha em comum, Francisca.
No entanto, a relação com a filha nem sempre foi a melhor, como o próprio Almeno confessou no "Alta Definição". "Não fui, eventualmente, o pai que gostaria de ter sido. Eu não sei como explicar isto, mas é um sentimento mesmo muito forte. O nascimento da minha filha foi uma das coisas mais extraordinárias que me aconteceram na vida", disse na altura.
Quando foi noticiada a morte de Almeno Gonçalves, de lembrar também, Rita Salema fez uma publicação no Instagram.
"Meu amor! Neste silêncio estranho, onde só se consegue ouvir o choro, onde a saudade parece que mata, onde lutamos para que as memórias nunca fujam, está o nosso amor por ti e esta música que um dia me «deste».
Meu Meno, deste-me o melhor presente do mundo, a nossa filha Francisca. Estes últimos meses, tu, a Francisca e eu trocámos os melhores abraços, beijinhos e palavras de amor, que dava para encher esta e, muitas outras vidas, por isso sei que foste com o coração cheio de amor e também deixaste os nossos assim, mas com muitas saudades e promessas por realizar", pode ler-se na partilha de Rita Salema.















