"Qualquer cidadão que entregue caixote no TC consta do boletim de voto"

  • 29/12/2025

O candidato presidencial António Filipe comentou, esta segunda-feira, a inclusão de três cidadãos que vão aparecer no boletim de voto, depois de as suas candidaturas a Belém não cumprirem todos os pressupostos exigidos. São estes candidatos Ricardo Sousa, Joana Amaral Dias e José Cardoso.

 

Em declarações aos jornalistas em Lisboa, o candidato começou por dizer que é "preciso garantir que todas as pessoas que têm direito de voto, tenham boletins de voto para poderem votar".

"Custa a compreender que, por razões meramente operacionais, estejam no boletim de voto cidadãos que não são candidatos. Porque a ser assim, a ter nos boletins, cidadãos cujas candidaturas não foram admitidas pelo Tribunal Constitucional [TC], qualquer cidadão que pegue num caixote e o entregue no TC consta do boletim de voto. Não é desejável",  referiu.

Para além de "não ser desejável", António Filipe reforçou que esta era uma situação que "até não se compreende". "Até porque a própria lei eleitoral prevê que o sorteio de posicionamento dos candidatos no boletim de voto não seja válido para aqueles que não sejam admitidos como candidatos. Nos termos legais, aquilo que é lógico é que só devam constar do boletim de voto aqueles que são efetivamente candidatos - e não quaisquer outros."

Quanto às razões que "são dadas de natureza operacional e administrativa" no âmbito desta inclusão, António Filipe lembrar que os boletins que vão estar em cima da mesa a 18 de janeiro são os mais simples, contrariamente ao que acontece, por exemplo, nas legislativas ou autárquicas, dada a "multiplicidade" de círculos eleitorais: "Neste caso há apenas um [boletim de voto] No tempo em que vivemos [...] é difícil compreender que não estejam apenas os 11 candidatos no boletim de voto."

António Filipe mostrou ainda vontade que as "questões operacionais" fossem solucionadas e apontou: "Vamos aguardar."

Admitidos 11 candidatos às Presidenciais (TC notificou três)

Admitidos 11 candidatos às Presidenciais (TC notificou três)

Onze das 14 candidaturas presidenciais entregues no Tribunal Constitucional estão em condições de serem admitidas, incluindo a do músico Manuel João Vieira, enquanto Joana Amaral Dias, José Cardoso e Ricardo Sousa foram notificados para corrigirem irregularidades.

Lusa | 22:27 - 19/12/2025

O que dizem outros candidatos? E a CNE?

Já a candidatura presidencial de António José Seguro criticou, no domingo, que o boletim inclua candidatos excluídos pelo TC e realçou que a situação poderá "levar ao engano os eleitores".

À agência Lusa, fonte da candidatura revelou que o socialista pondera até contestar esta decisão administrativa.

Já o porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE), André Wemans, explicou à SIC Notícias que os nomes dos candidatos rejeitados não vão ser retirados dos boletins de voto por falta de tempo.

"Ainda há prazos a decorrer de reclamação e depois ainda de recurso [...] E, tanto quanto eu sei houve pelo menos uma reclamação, cuja decisão tem de ser tomada hoje e, depois, ainda há a hipótese de recurso para o plenário do Tribunal Constitucional, com o prazo limite de dia 2 de janeiro", afirmou, acrescentando que o problema está relacionado com o "processo de produção dos boletins de voto".

"Há um conjunto de datas que obrigam a que não se possa esperar mais, nomeadamente, para todos os eleitores internados, detidos que tenham requerido ou queiram requerer ainda durante dia de hoje", justificou.

Ajustes diretos? Se "há investigações a fazer, que se façam"

Questionado sobre a notícia da Sábado que dá conta de uma investigação do Ministério Público (MP) a ajustes diretos na Marinha a envolver Henrique Gouveia e Melo, António Filipe disse tratar-se da "justiça a funcionar" e que se "há investigações a fazer que se façam".

Sobre a coincidência temporal entre a divulgação destas investigações e os períodos eleitorais, António Filipe defendeu que deve ser a justiça a dar esse tipo de explicações e que era desejável que o fizesse para não ficar a ideia de que quando há campanhas eleitorais "surgem sempre notícias relativamente a investigações".

"É bom que sejam as próprias entidades responsáveis a explicar o que é que está em causa, que investigações são essas e em que ponto é que estão. Eu acho que é a única forma de esclarecer essa questão, para não andarmos todos assim numa nebulosa sem perceber muito bem o que é que está a passar", acrescentou.

[Notícia atualizada às 13h07]

Boletim de voto com candidatos excluídos.

Boletim de voto com candidatos excluídos. "Suscetível de levar ao engano"

O boletim de voto das eleições presidenciais conta com três candidatos que foram excluídos, por diferentes razões, da corrida a Belém. António José Seguro "pondera contestar a decisão administrativa tomada pela Administração eleitoral da Secretaria-Geral do MAI".

Natacha Nunes Costa | 09:32 - 29/12/2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2910819/qualquer-cidadao-que-entregue-caixote-no-tc-consta-do-boletim-de-voto#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes