Quais são os passaportes mais poderosos do mundo? Portugal está no top 5
- 17/01/2026
Na hora de viajar, há passaportes mais 'poderosos' do que outros, ou seja, que dão acesso a mais países sem necessidade de visto. De acordo com o mais recente Henley Passport Index, publicado este mês, o documento português encontra-se no top 5 - num ranking liderado por Singapura.
A Henley & Partners, recorde-se, usa dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês) para avaliar um total de 199 passaportes e 227 destinos. Em primeiro lugar, com acesso a 192, está Singapura - seguida em segundo (com acesso a 188 destinos) do Japão e da Coreia do Sul.
No terceiro lugar começam a surgir países da Europa. Este é partilhado por Dinamarca, Luxemburgo, Espanha, Suécia e Suíça, cujos portadores de passaporte têm acesso sem visto a 186 destinos.
Já no quarto lugar, com 'entrada livre' em 185 destinos, estão passaportes de dez países (também todos eles europeus): Áustria, Bélgica, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Países Baixos e Noruega.
A fechar o top 5 surgem outros cinco países, entre eles Portugal, com acesso a 184 destinos. Partilham connosco esta posição a Hungria, a Eslováquia, a Eslovénia e os Emirados Árabes Unidos.
Eis o top 10 dos países com os passaportes mais 'poderosos', de acordo com o Henley Passport Index revelado em janeiro de 2026:
- Singapura (192 destinos);
- Japão e Coreia do Sul (188);
- Dinamarca, Luxemburgo, Espanha, Suécia e Suíça (186);
- Áustria, Bélgica, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Países Baixos e Noruega (185);
- Hungria, Portugal, Eslováquia, Eslovénia, Emirados Árabes Unidos (184);
- Croácia, Chéquia, Estónia, Malta, Nova Zelândia, Polónia (183);
- Austrália, Letónia, Liechtenstein e Reino Unido (182);
- Canadá, Islândia e Lituânia (181);
- Malásia (180);
- Estados Unidos (179).
Pode aceder aqui ao documento com o ranking completo.
Marking two decades since its inception, the Henley Passport Index 2026 is here — revealing a growing divide between the world’s most and least mobile populations.
— Henley & Partners (@HenleyPartners) January 13, 2026
Powered by exclusive data from the International Air Transport Association (IATA), the original and definitive… pic.twitter.com/FVYLmft229
Leia Também: Dois detidos no aeroporto de Lisboa. Tentaram usar passaportes falsos













