Pureza rejeita que gesto de Mortágua a Núncio tenha sido ofensivo

  • 15/12/2025

"A Mariana Mortágua já teve ocasião de mostrar, e não só apenas de dizer, mostrar, como o gesto que fez na Assembleia da República não pode de maneira nenhuma ser interpretado como um gesto ofensivo. É um gesto que tem um outro sentido completamente diferente", defendeu José Manuel Pureza.

 

O coordenador bloquista falava aos jornalistas no Palácio de Belém, depois de ter sido recebido em audiência pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, após a sua eleição para o cargo no final de novembro.

O CDS-PP pediu hoje ao presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, a abertura de um inquérito contra Mariana Mortágua por um gesto que consideraram "degradante" durante uma intervenção do centrista Paulo Núncio.

Em causa, de acordo com o vídeo divulgado pelo CDS-PP, está o gesto da deputada única do BE, Mariana Mortágua, durante uma intervenção de Paulo Núncio no debate em plenário do passado dia 10 sobre o salário mínimo. A bloquista, enquanto Núncio criticava os partidos à esquerda, levanta a mão com punho fechado e apenas o indicador e o mindinho esticados.

Pureza disse estar "absolutamente convencido de que quem estiver de boa-fé aceitará" que o gesto não foi ofensivo e rejeitou alimentar "polémicas artificiais como essa que alguns pretendem instalar".

O coordenador nacional do BE que esteve acompanhado nesta audiência da nova secretária de organização do partido, Isabel Pires, e de Fabian Figueiredo, que no próximo ano irá assumir o lugar de deputado com a saída de Mariana Mortágua.

Pureza disse que a nova direção do BE fez questão de apresentar cumprimentos institucionais a Marcelo Rebelo de Sousa, "mais ainda numa altura em que o Presidente da República está a recuperar de uma intervenção cirúrgica delicada", depois de ter sido operado a uma hérnia encarcerada no início do mês.

O líder dos bloquistas disse ter tido uma conversa "muito agradável" e "muito simpática" sobre o atual momento político com o chefe de Estado.

No passado dia 30 de novembro, na 14.ª Convenção Nacional do BE, José Manuel Pureza foi consagrado novo coordenador do partido, com a sua moção a conquistar 65 dos 80 lugares da Mesa Nacional, sucedendo a Mariana Mortágua no cargo.

Leia Também: CDS-PP pede abertura de inquérito contra gesto "degradante" de Mortágua

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2904688/pureza-rejeita-que-gesto-de-mortagua-a-nuncio-tenha-sido-ofensivo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes