Pureza alerta para empresas fragilizadas e pede que combate ao pacote laboral "não arrefeça"

  • 02/02/2026

"É justamente porque a tempestade é um fator adicional para a fragilização das empresas e dos trabalhadores dessas empresas, é também por isso que é tão importante haver um clima de respeito pelos direitos de quem trabalha, que impeça a desmotivação de quem está no mundo do trabalho", realçou José Manuel Pureza.

 

Após uma reunião com a UGT, em Lisboa, sobre o anteprojeto do Governo PSD/CDS-PP que pretende alterar a legislação laboral, José Manuel Pureza considerou que o combate ao pacote do executivo será "um processo longo, com várias etapas" e o compromisso do BE é o de fazer tudo "para não permitir que o tema arrefeça no debate público".

O coordenador nacional dos bloquistas antecipou uma "crise social gravíssima" causada pelas consequências da tempestade Kristin, principalmente em "empresas de pequena dimensão que ficaram arrasadas e que não têm capitalização suficiente para se reerguerem", fazendo a ponte com o combate ao pacote laboral, que pode desmotivar ainda mais empresas e trabalhadores.

"Desmotivação é o telhado que foi arrasado, desmotivação é a empresa que ficou completamente destruída. Isso é desmotivação. Se a isso o Governo decide acrescentar a desmotivação que decorre de condições de trabalho que são penosas, de falta de pagamento, de horas extraordinárias, de eternização da precariedade, de um 'outsourcing' que serve para despedir e depois recontratar em condições mais desvantajosas para os trabalhadores, se assim for, o Governo bem pode clamar por motivação das pessoas", argumentou.

O bloquista voltou a criticar as medidas aprovadas pelo executivo em Conselho de Ministros extraordinário, no domingo, considerando que são insuficientes e o executivo respondeu "tarde e a más horas" e com "encenações por parte do ministro da Defesa, utilizando as Forças Armadas para esse efeito".

Pureza considerou ainda que o executivo liderado por Luís Montenegro já deveria ter recorrido a ajuda europeia.

"O pacote [do Governo] que foi agora aprovado de cerca de 2,5 mil milhões de euros tem vários problemas, a nosso ver, muito críticos. Um deles é precisamente o de que não há nenhum compromisso firme de reerguer infraestruturas absolutamente decisivas. E para isso era absolutamente imprescindível apoios europeus, seja o mecanismo europeu de solidariedade, o mecanismo europeu de proteção civil, a reprogramação dos fundos estruturais, do PRR, tudo isso devia estar em marcha", defendeu.

O recurso ao Mecanismo Europeu de Proteção Civil foi entretanto rejeitado pelo presidente da Proteção Civil, que disse hoje que "não se justifica". De Bruxelas, a Comissão Europeia instou antes à utilização do fundo de solidariedade.

O líder dos bloquistas -- que esteve acompanhado pela secretária da organização do partido, Isabel Pires, - afirmou que as medidas aprovadas em Conselho de Ministros "insistem numa abordagem muito individual, muito cada um por si".

"O Governo portou-se mal nesta matéria. E as populações dos sítios mais devastados pela tempestade perceberam isso como ninguém e revoltaram-se. O clima de indignação é muito grande e muito justificado", criticou.

Nove pessoas morreram desde a semana passada após a passagem da depressão Kristin por Portugal continental, na quarta-feira, que causou a destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, quedas de árvores e de estruturas, cortes ou condicionamentos de estradas e serviços de transporte, cortes de energia, água e comunicações, entre outras consequências materiais.

O Governo prolongou a situação de calamidade até 08 de fevereiro em 69 concelhos.

Leia Também: BE reúne-se para analisar situação política e consequências da Kristin

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2931269/pureza-alerta-para-empresas-fragilizadas-e-pede-que-combate-ao-pacote-laboral-nao-arrefeca#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes