Punch encontrou estabilidade emocional em peluche após abandono. Ora veja
- 16/02/2026
Um macaco chamado Punch, de sete meses, está a comover os internautas - e não só. O animal, que foi abandonado pela mãe, foi criado por humanos durante os seus primeiros meses de vida. Depois, foi inserido no ambiente do jardim zoológico, mas a adaptação não foi fácil.
Punch teve dificuldades em adaptar-se aos outros macacos no jardim zoológico. Durante essa fase mais desafiante, o pequeno Punch recorreu a algo inesperado... um peluche (de um macaco) que lhe foi oferecido por um tratador.
O macaco anda com o seu brinquedo para todo o lado, inclusive dorme abraçado a ele e segura-o quando está mais ansioso.
Mesmo quando interage com outros macacos, Punch nunca perde o seu 'amiguinho' de vista, uma vez que lhe dá segurança emocional.
De acordo com especialistas, citados pelo The Economic Times, o comportamento de Punch reflete um princípio da Teoria do Apego, que é observado tanto em humanos quanto em primatas.
Quando um bebé vivencia a separação precoce dos seus cuidadores, geralmente desenvolve um apego a objetos ou figuras substitutas que lhe proporciona estabilidade emocional.
Neste caso, segundo psicológicos, o brinquedo usado por Punch funciona como um "objeto transicional", algo que ajuda o pequeno macaco a lidar com o stress, a solidão e a incerteza.
Apesar de Punch estar já há alguns meses no jardim zoológico e estar já mais ambientado aos outros macacos, o seu peluche continua a ir com ele para todo o lado.
O pequeno Punch foi ganhando o coração das pessoas depois de terem sido partilhados vídeos onde surge com o seu 'amiguinho' - veja o vídeo acima.
The story of Punch at Ichikawa City Zoo
— 🤠 (@heavensbvnny) February 14, 2026
Abandoned by his mother, he was raised by humans. When he was introduced to the zoo’s monkey troop, he couldn’t fit in with the monkey society. He keeps hugging the doll given to him by the caretakers so sad, yet so cute pic.twitter.com/51A3GkBQQt
More information about Punch, the baby monkey at Ichikawa Zoo in Japan.
— Volcaholic (@volcaholic1) February 14, 2026
He was abandoned by his mother shortly after birth and has been hand‑raised by zookeepers.
They gave him a plush orangutan toy, which he carries everywhere, hugging it while he sleeps, using it for… pic.twitter.com/qn1fO7Wu1n
Leia Também: Fiona, a ovelha mais solitária da Grã-Bretanha, foi mãe. "Superestrela"













