PSP terá 7,5 milhões de euros para sistemas no aeroporto de Lisboa
- 29/12/2025
A despesa de mais de sete milhões de euros foi hoje aprovada em Conselho de Ministros e, segundo comunicado do Governo, o objetivo é a "aquisição de hardware ('e-gates'), software e serviços de manutenção corretiva".
"A implementação de sistemas integrados no âmbito do projeto 'Fronteiras Inteligentes' do espaço Schengen, visa reforçar a segurança interna e melhorar a gestão dos fluxos migratórios no aeroporto de Lisboa. Neste contexto, evidencia-se a necessidade de intervenções imediatas e urgentes, através do aumento das posições de controlo de fronteira", indicou ainda o Governo.
O aeroporto de Lisboa foi reforçado com 80 agentes da PSP, durante o período de Natal e Ano Novo, devido aos elevados tempos de espera.
O novo sistema europeu de controlo de fronteiras para cidadãos extracomunitários entrou em funcionamento em 12 de outubro em Portugal e restantes países do espaço Schengen e desde então os tempos de espera têm-se agravado, principalmente no aeroporto de Lisboa, com os passageiros a terem de esperar, algumas vezes várias horas.
Esta situação levou o Governo a criar no fim de outubro uma 'task force' de emergência para gerir esta situação de crise.
Desde 10 de dezembro que está a decorrer a segunda fase com a recolha de dados biométricos, que consiste na obtenção de fotografia e impressões digitais do passageiro, o que tem complicado ainda mais a situação.
Leia Também: Passagem de Ano em Lisboa? Eis os cortes de trânsito e conselhos da PSP













