PSP reforça Leiria com polícias à civil para prevenir furtos

  • 02/02/2026

Fonte da Polícia de Segurança Pública disse à Lusa que um total de 15 polícias à civil da estrutura de investigação criminal reforçou a partir de hoje o distrito de Leira com o objetivo "de prevenir e reprimir a prática de crimes contra a propriedade, nomeadamente furtos e burlas".

 

Segundo a polícia, "este reforço tem o intuito e principal objetivo de prevenir e reprimir a prática de crimes e reforçar o sentimento de segurança das populações afetadas pela tempestade Kristin".

O distrito de Leria -nomeadamente Leiria cidade, Marinha Grande, Pombal, Alcobaça, Peniche, Caldas da Rainha e Nazaré -- já tinha sido reforçado, na semana passada, com elementos do Corpo de Intervenção, equipas de intervenção rápida de Lisboa e Aveiro e cerca de 200 polícias que se encontram a frequentar o curso de formação de chefes na Escola Prática de Polícia em Torres Novas, acrescenta a PSP.

A PSP alertou hoje para os cuidados de segurança que a população das zonas mais afetadas deve ter, frisando que "o foco agora é limpar e reparar os estragos da tempestade Kristin, mas a segurança não pode ficar para segundo plano".

"Os danos causados pela intempérie deixaram habitações e estabelecimentos comerciais mais vulneráveis. Tente garantir um fecho provisório robusto e não deixe o local com aspeto de abandonado", referiu a polícia.

Apelou ainda à população para que coloque os geradores em locais fechados, mas ventilados, guarde o combustível em locais pouco visíveis e para que não permita a entrada em casa de estranhos com pretextos vagos.

No domingo, o presidente da Câmara da Marinha Grande, um dos locais mais fustigados pela tempestade da passada quarta-feira, disse que a pilhagem de cabos elétricos é um dos motivos para a falta de água no concelho.

Nove pessoas morreram desde a semana passada na sequência do mau tempo. A Proteção Civil contabilizou cinco mortes diretamente associadas à passagem da depressão Kristin e a Câmara da Marinha Grande anunciou uma outra vítima mortal, a que se somaram depois três óbitos registados por quedas de telhados (durante reparações) ou intoxicação com origem num gerador.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, quedas de árvores e de estruturas, cortes ou condicionamentos de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, o fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal, que provocou algumas centenas de feridos e desalojados.

Leiria, Coimbra e Santarém são os distritos com mais estragos.

O Governo decretou situação de calamidade até ao próximo domingo para 69 concelhos e anunciou um pacote de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

Leia Também: Mau tempo. Segurança de casas vazias ou de emigrantes preocupa população

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2931418/psp-reforca-leiria-com-policias-a-civil-para-prevenir-furtos#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes