PSP dispara arma para dispersar multidão no Porto. Viam corridas ilegais
- 28/12/2025
Um agente da Polícia de Segurança Pública (PSP) disparou para o ar na passada sexta-feira durante a noite na rotunda do Castelo do Queijo, na cidade do Porto.
A situação foi dada a conhecer em primeira mão por um vídeo nas redes sociais, que captou o polícia a efetuar um disparo enquanto caminhava na direção de um grupo de dezenas de pessoas.
No vídeo, o autor escreveu: "Polícia a desejar um feliz ano novo a toda a gente. Fogo de artifício e tudo" com o símbolo de uma arma a terminar. Na descrição acrescentou: "Gostar de carros é um crime".
Ao Notícias ao Minuto a Direção Nacional da PSP explicou que a polícia foi alertada para "uma situação de corridas ilegais de veículos automóveis" onde "cerca de 500 pessoas" se tinham reunido para ver o evento.
Numa fase inicial, os agentes chamados ao local tentaram "através do diálogo retirar as pessoas" e "acabar com a situação da corrida ilegal", mas a multidão recusou-se a dispersar.
Perante a situação, "houve necessidade de fazer um disparo para cessar a situação". A mesma fonte esclareceu que a arma utilizada foi uma shotgun, munida com "balas de borracha".
"Surtiu efeito", garantiu a mesma fonte. "Os participantes dispersaram do local" e não houve registo de quaisquer feridos no incidente.
@bruno_nogueira03 Gostar de carros é crime 🫣 #policia #fy #carros #matosinhos som original - Bruno Nogueira
Como em todas as situações em que é disparada uma arma de fogo por um agente da autoridade, será agora feita uma "verificação, que vai validar ou não o recurso a arma de fogo".
Caso essa verificação determine que o disparo não era necessário, será instaurado um processo disciplinar.
Leia Também: Dois feridos graves e 38 ligeiros em 106 acidentes nas últimas 24 horas













