PSP apreende material pirotécnico em escola. Seis menores identificados
- 21/01/2026
O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP), através da Divisão Policial de Vila Franca de Xira, apreendeu, na passada quinta-feira, dia 15 de janeiro, diversos artigos de pirotecnia (vulgarmente conhecidos como "petardos") num estabelecimento de ensino na freguesia de Alverca do Ribatejo. Seis menores foram identificados.
Em comunicado enviado às redações, esta quarta-feira, a PSP adiantou que "a intervenção ocorreu durante o patrulhamento escolar no âmbito do programa Escola Segura", tendo os polícias sido "contactados pela direção da escola, que relatou a deflagração de um engenho pirotécnico no interior do recinto."
Após diligências, confirmou-se que "outros artigos da mesma natureza se encontravam na posse de menores". No total, avançou a PSP, foram apreendidos "1 artigo pirotécnico de categoria F3" e "9 artigos pirotécnicos de categoria F2".
Já em declarações à agência Lusa, fonte do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP adiantou que foram identificados seis menores, entre os 15 e os 16 anos, envolvidos na ocorrência, um dos quais foi notificado e sinalizado à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ).
Ainda segundo a PSP, o menor notificado terá sido o responsável por deflagrar o petardo, enquanto os restantes foram identificados por estar na posse destes artigos pirotécnicos.
© Reprodução / Polícia de Segurança Pública
A Polícia de Segurança Pública adverte também, na nota às redações, que "a manipulação inadequada ou o uso ilegal destes artigos pode causar graves danos físicos e queimaduras severas".
"A sua venda e disponibilização estão sujeitas a legislação rigorosa, que impõe restrições claras, nomeadamente quanto à idade mínima para aquisição e às condições de utilização", destaca a autoridade.
[Notícia atualizada às 17h23]
Leia Também: GNR já registou 88 situações de abandono escolar no ano letivo corrente













