PSP alerta as populações de Coimbra e Leiria para se manterem em casa
- 28/01/2026
Fonte oficial da PSP avisou que há "estradas intransitáveis e árvores caídas", e pediu que as pessoas não saiam de casa.
Também à Lusa, o comandante distrital de Leiria da PSP, Domingos Urbano Antunes, pediu às pessoas para que "mantenham a calma, que fiquem em casa e não circulem na via pública", para que os trabalhos das organizações de socorro possam ser feitos.
"As estradas estão totalmente cortadas, o que não permite a circulação em todos os eixos à volta da cidade, o que significa que se as pessoas circularem estão a causar engarrafamentos e não estão a permitir que as forças de socorro e concretamente a polícia e os bombeiros possam socorrer as pessoas", avisou.
Domingos Urbano Antunes esclareceu, pelas 07:00, que "não há nenhum registo de vítimas mortais", mas que as autoridades estão "a tentar socorrer as pessoas" que pediram auxílio.
Portugal continental está a ser afetado pelos efeitos da passagem da depressão Kristin, com chuva, vento, neve e agitação marítima, tendo sido emitidos vários avisos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Proteção Civil está em estado de prontidão especial para nível 4, o máximo, em toda a orla costeira entre Viana do Castelo e Setúbal, para fazer face à depressão meteorológica que está a atravessar Portugal esta madrugada.
O distrito de Coimbra, até Aveiro, a norte, e até Leiria, a sul, é a zona de maior risco à passagem da depressão Kristin, que sucede à depressão Joseph e que o IPMA qualificou como "ciclogénese explosiva", termo utilizado para depressões de forte intensidade, tanto em vento como em chuva.
Se tiver informação adicional ou imagens sobre este tema que queira partilhar connosco poderá enviar para: euvi@noticiasaominuto.com
Leia Também: Árvores, postes e estabelecimentos destruídos em Torres Vedras













