PSD diz que prioridade em 2026 vai para execução do PRR e Açores 2030

  • 15/09/2025

"Transmitimos ao Governo [Regional] a importância de consolidar as políticas de investimento nas pessoas, de investir no nosso capital humano, seja nos trabalhadores de privados, seja nos trabalhadores públicos, mantendo, por isso, a baixa de impostos que adotámos no início da governação desta coligação para, também com isso, melhorar o rendimento das famílias e das empresas nos Açores", disse o líder parlamentar do PSD/Açores, João Bruto da Costa, em declarações aos jornalistas.

 

O deputado social-democrata açoriano falava no Palácio de Sant'Ana, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, após uma audiência com o presidente do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM), José Manuel Bolieiro, no âmbito do processo de auscultação sobre as antepropostas de Plano e Orçamento Regional para 2026.

Segundo Bruto da Costa, o PSD também defende "uma aposta numa análise e na melhoria da qualidade da despesa pública, para que se reduza nos desperdícios e se possa, com isso, também, consolidar em termos daquela que é a despesa de funcionamento da administração regional".

O partido defendeu "também a necessidade de se estabelecer como prioritário e de prioridade absoluta a execução dos fundos do PRR e do [programa] Açores 2030".

Para o PSD, a aposta na execução dos fundos do PRR, que termina no próximo ano, "tem que ser uma aposta clara da governação" do executivo açoriano.

"Se para isso necessário for recorrer a endividamento que se mantenha num rácio do PIB [Produto Interno Bruto] abaixo dos 60%, pois para isso [...], com o crescimento da nossa economia, mantemos estabilidade financeira na região", admitiu.

O líder parlamentar do PSD salientou ainda que a estabilidade é também importante "em termos políticos e em termos orçamentais" para que o próximo ano "seja um ano de execução do PRR e dos fundos do Açores 2030".

Para os social-democratas, desde o início da governação da coligação liderada por José Manuel Bolieiro que a estabilidade política e orçamental "são essenciais".

"E esta nossa afirmação, por parte do PSD, é apenas [a] reconfirmação desse nosso entendimento", disse, referindo que, se em 2024 não tivesse havido o chumbo do Orçamento Regional e a marcação de eleições antecipadas, o percurso da região "tinha sido muito mais [...] normal em termos da evolução" da economia e da governação dos Açores.

"E, por isso, para executarmos, quer estas prioridades em termos de PRR e de Açores 2030, quer para consolidarmos a baixa de impostos e a aposta no investimento que temos feito nas pessoas e no capital humano dos Açores, obviamente que a estabilidade política e orçamental é essencial", concluiu.

Bruto da Costa admitiu ainda que 2026 "vai ser um ano exigente", porque a execução dos fundos do PRR está no seu limite e a região não pode perder a oportunidade de executar esses investimentos.

O Plano e o Orçamento dos Açores para 2026 vão ser discutidos e votados na Assembleia Regional em novembro.

O executivo saído das eleições legislativas antecipadas de 04 de fevereiro de 2024 governa a região sem maioria absoluta no parlamento açoriano e, por isso, necessita do apoio de outro partido ou partidos com assento parlamentar para aprovar as suas propostas.

PSD, CDS-PP e PPM elegeram 26 deputados, ficando a três da maioria absoluta. O PS é a segunda força no arquipélago, com 23 mandatos, seguido do Chega, com cinco. BE, IL e PAN elegeram um deputado regional cada, completando os 57 eleitos.

Leia Também: Parlamento dos Açores adia projeto das novas áreas marinhas protegidas

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2853770/psd-diz-que-prioridade-em-2026-vai-para-execucao-do-prr-e-acores-2030#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes