PSD acusa Chega de contradição ao querer apoio de Montenegro a Ventura
- 21/01/2026
Depois de o tema da campanha presidencial ter entrado no debate quinzenal no parlamento na primeira intervenção do Chega, Hugo Soares quis comentar as perguntas de Pedro Pinto, que desafiou Luís Montenegro a dizer se iria apoiar António José Seguro ou André Ventura, dizendo que "não podia ficar em cima do muro".
Em tom irónico, Hugo Soares citou frases ditas pelo candidato apoiado pelo Chega na primeira volta, quando acusou Montenegro de querer ser "o salva-bóias" de Luís Marques Mendes, candidato apoiado por PSD e CDS-PP, afirmando que chegou a criticar a entrada na campanha do líder do PSD e a dizer "que se lixe Montenegro".
"É isso que André Ventura disse ao país sobre o primeiro-ministro e agora vêm pedir ao primeiro-ministro para apoiar a candidatura do dr. André Ventura?", questionou, recebendo muitas palmas da sua bancada.
Para Hugo Soares, ou Pedro Pinto não concertou posições com André Ventura ou o Chega "fez um 'flic flac' à retaguarda".
"Já não há medo que Montenegro entre na campanha, afinal até dava jeito apoio do primeiro-ministro", criticou.
O líder parlamentar do PSD acusou ainda o Chega de ter apresentado "zero projetos" de revisão da lei eleitoral, depois de Pedro Pinto ter apontado dificuldades na votação dos emigrantes portugueses nas presidenciais de domingo.
"Em matéria de lei eleitoral a competência é reserva absoluta deste parlamento. Enquanto o grupo parlamentar do PSD nas últimas duas legislaturas apresentou projetos para o voto por correspondência, para o projeto piloto para o voto eletrónico, sabe quantos projetos apresentaram? Eu vou lhe dizer, zero. Essa é a matéria em que deve responder ao portugueses que estão na diáspora", disse.
No final da intervenção, o líder parlamentar do Chega, Pedro Pinto, pediu a palavra para que fossem distribuídos dois projetos apresentados pela sua bancada: "um que recomenda ao Governo que firme os acordos necessários à instalação de mesas de voto na diáspora" e outro a pedir "reforço urgente da informação eleitoral dirigida aos cidadãos portugueses" no estrangeiro.
"Lições moral do PSD e do sr. Deputado Hugo Soares, esta bancada não", disse Pedro Pinto.
Leia Também: Chega desafia Montenegro a dizer se vai apoiar ou combater o socialismo













