PS saúda acordo "importantíssimo" no plano geopolítico e geoeconómico

  • 12/01/2026

"Trata-se de um acordo importantíssimo no plano geopolítico e no plano geoeconómico, sobretudo no contexto internacional atual, em que temos necessidade de procurar novas parcerias com outras regiões do mundo", afirmou o PS, numa nota assinada pelo secretário nacional para as relações internacionais, Francisco Assis.

 

A mesma nota realça que se trata de um dos maiores acordos comerciais de sempre, abrangendo mais de 700 milhões de pessoas, e que se vai traduzir "em avanços significativos para a economia de ambos os blocos comerciais".

Em 2024, refere o PS, o comércio da UE com o Mercosul ascendeu a mais de 111 mil milhões de euros, sendo o bloco comunitário europeu o maior investidor nos países do Mercosul, com um volume de investimento de cerca de 390 mil milhões de euros em 2023.

"Estima-se que este acordo represente uma poupança de quatro mil milhões de euros em direitos de exportação por ano às empresas europeias", apontou o PS, lembrando ainda que se prevê que as exportações da UE para o Mercosul aumentem quase 50 mil milhões de euros até 2040 e que as exportações do Mercosul aumentem até 9 mil milhões de euros.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, assinará no sábado, 17 de janeiro, o tratado de livre comércio com o Mercosul, após 'luz verde' da UE ao avanço deste importante acordo comercial com o bloco sul-americano, apesar da oposição de vários países, nomeadamente França, Hungria, Polónia, Irlanda e Áustria.

Fruto de mais de 25 anos de negociações, este acordo é considerado pelos seus defensores como essencial para estimular as exportações, apoiar a economia do continente e reforçar os laços diplomáticos num contexto de incerteza global.

No entanto, o acordo suscitou protestos por parte dos agricultores, que temem um afluxo de carne bovina e outros produtos baratos provenientes da América do Sul.

Manifestações ocorreram em vários países europeus para protestar contra este tratado entre a UE, a Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai, que criará uma das maiores zonas de comércio livre do mundo.

O ministro das Relações Exteriores da Argentina, Pablo Quirno, já tinha anunciado que o acordo seria assinado no próximo sábado.

O Paraguai ocupa atualmente a presidência rotativa do Mercosul.

Leia Também: Carneiro diz que votar em Seguro significa "equilibrar pratos da balança"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2917896/ps-sauda-acordo-importantissimo-no-plano-geopolitico-e-geoeconomico#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes