PS acusa o Governo de discriminar emigrantes no acesso aos apoios

  • 13/02/2026

Numa pergunta dirigida ao primeiro-ministro, o PS recorda que, após a tempestade, muitos emigrantes "vieram a Portugal à pressa para salvar os seus bens e reparar os estragos causados pelas tempestades".

 

"Também ajudaram os seus vizinhos e houve até casos de empresas que se deslocaram com os seus trabalhadores para ajudar no esforço de reconstrução", lê-se na missiva dirigida a Luís Montenegro.

O PS acusa o Governo de esquecer-se dos emigrantes "no conjunto de apoios aprovados para as populações e empresas afetadas pelos temporais, tal como aconteceu no verão passado, quando foram definidos os apoios para a reconstrução das casas e propriedades atingidas pelos incêndios".

De acordo com a portaria de 09 de fevereiro, através da qual o Governo regulamenta, em matéria de habitação própria permanente, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 17-A/2026, de 03 de fevereiro, que fixa o regime de apoios financeiros a atribuir na sequência da declaração da situação de calamidade", são consideradas despesas elegíveis "as referentes a obras e intervenções necessárias à reparação, reabilitação ou reconstrução de habitação própria e permanente".

Ficam assim de fora os portugueses que residem no estrangeiro e o PS quer saber "por que razão o Governo discrimina os portugueses residentes no estrangeiro no acesso aos apoios para a reconstrução das suas propriedades".

E questiona o executivo sobre a possibilidade de este "reconsiderar e vir a apoiar numa fase posterior também os portugueses residentes no estrangeiro para reconstruir as suas casas e propriedades".

Dezasseis pessoas morreram em Portugal na sequência da passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações, inundações e cheias são as principais consequências materiais do temporal.

As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.

O Governo prolongou a situação de calamidade até dia 15 para 68 concelhos e anunciou medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

Leia Também: Mau tempo? José Luís Carneiro irá "apresentar" propostas de apoio

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2939370/ps-acusa-o-governo-de-discriminar-emigrantes-no-acesso-aos-apoios#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes