Protocolo para a dispensa e administração da metadona assinado hoje

  • 24/11/2025

O protocolo é assinado no âmbito de Programas de Tratamento com Cloridrato de Metadona em Farmácias Comunitárias e visa alargar o acesso ao tratamento de pessoas com dependência de opiáceos, através da inclusão das farmácias como locais de dispensa controlada e acompanhamento terapêutico.

 

Em declarações à agência Lusa, o presidente do ICAD, João Goulão, afirmou que o modelo proporcionará uma "maior comodidade" aos utentes pela proximidade que as farmácias proporcionam.

"Em vez de terem que ir às unidades específicas diariamente, fazer a sua toma, levantar as suas doses, podem ir à farmácia da área de residência ou do emprego e isto interfere muito menos com as suas rotinas diárias", disse João Goulão.

A presidente da Associação Nacional de Farmácias (ANF), Ema Paulino, acrescentou que o objetivo é aumentar a acessibilidade à metadona, sobretudo em zonas com maior pressão sobre os centros de tratamento.

Ema Paulino salientou que a capilaridade das farmácias e a qualificação das suas equipas permitem horários alargados e acompanhamento seguro, facilitando a reintegração social da população em tratamento.

Segundo a presidente da ANF, o arranque do modelo será feito em algumas zonas identificadas pelo ICAD como prioritárias e deverá acontecer ainda este ano, com expansão progressiva a todo o país em 2026.

Ema Paulino adiantou que a intervenção das farmácias seguirá normas da Ordem dos Farmacêuticos, garantindo formação e capacitação das equipas, e apenas farmácias com profissionais qualificados participarão do programa.

O presidente do ICAD explicou que a metadona é prescrita, sobretudo, nas unidades de tratamento de toxicodependentes do ICAD, complementada por administração realizada por organizações não-governamentais sob supervisão do Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências.

Existiam também unidades móveis --- as chamadas carrinhas de metadona --- que percorrem zonas urbanas, garantindo a toma diária a utentes com maior dificuldade de deslocação.

A metadona já tinha sido administrada nas farmácias, mas foi interrompida em 2012, durante a intervenção da Troika.

O evento da assinatura do protocolo entre o ICAD, a ANF e a Associação de Farmácias de Portugal (AFP), contará com a presença da Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, cuja participação, segundo o instituto, "sublinha a relevância estratégica desta medida no reforço da resposta nacional em matéria de comportamentos aditivos e dependências".

"A sessão contará ainda com representantes do Infarmed -- Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, e da Ordem dos Farmacêuticos, reforçando o alinhamento interinstitucional necessário para a implementação segura, eficaz e concertada deste novo modelo de prestação de cuidados", refere o ICAD em comunicado.

De acordo com o último Relatório Anual da Situação do País em Matéria de Drogas e Toxicodependências do ICAD, 11.501 utentes estavam integrados em programa terapêuticos com metadona em 2023.

Leia Também: Pelo menos 20 profissionais de saúde demitidos em Moçambique por roubo

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2893362/protocolo-para-a-dispensa-e-administracao-da-metadona-assinado-hoje#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes