Protesto contra mega embaixada chinesa agita Londres

  • 17/01/2026

Em frente ao complexo de 20 mil metros quadrados onde Pequim pretende estabelecer a sua futura missão diplomática em Londres, antigo local da Casa da Moeda Britânica, junto à Torre de Londres e à sua icónica ponte, os cerca de mil participantes entoaram 'slogans' contra o projeto e transportaram faixas e bandeiras -- curiosamente, nenhuma da República Popular da China.

 

Entre a multidão, muitos com parte do rosto coberto por máscaras, toucas ou chapéus, predominavam as bandeiras dos povos tibetano, uigur e de Hong Kong, misturadas com a ocasional 'Union Jack' britânica.

"O Reino Unido não se deve ajoelhar perante ninguém, particularmente o Partido Comunista Chinês", lia-se numa das faixas à frente da marcha. "Rejeitem o ninho de espiões chineses. Defendam a segurança britânica", pedia-se noutra mensagem.

Entre os políticos britânicos presentes, a líder da oposição e do Partido Conservador, Kemi Badenoch, acusou o governo do primeiro-ministro Keir Starmer de ter medo da China, afirmando que a construção da mega embaixada naquele local seria um erro.

"A China é um país que tem assediado e abusado de cidadãos britânicos com ligações à China. Ajuda os nossos inimigos, como a Rússia, desestabiliza o comércio global. E o que mais me preocupa é que agora temos um governo que parece ter medo da China", disse a líder conservadora, citada pela agência noticiosa espanhola Efe.

Espera-se que o governo de Starmer anuncie a sua decisão sobre o projeto antes do próximo dia 20, embora há meses que tem vindo a adiar uma decisão definitiva. Os serviços de informação britânicos e até Presidência norte-americana manifestaram preocupação com o projeto da mega embaixada, sugerindo que poderia facilitar as atividades de espionagem de Pequim.

Especificamente, os planos para o local incluem cerca de 208 quartos e uma grande sala, que os críticos temem que possa ser utilizada por Pequim para deter dissidentes chineses que fugiram do regime de Xi Jinping e procuraram refúgio no Reino Unido.

A localização estratégica desta sala é uma preocupação particular, pois, como revelou recentemente o jornal The Telegraph, estaria a poucos metros de uma rede de cabos por onde passam diariamente milhões de pontos de dados, cruciais para o setor financeiro num dos principais centros económicos do mundo.

Starmer planeia uma visita à China no final de janeiro, a primeira de um chefe de Estado britânico em oito anos, com o objetivo de expandir os laços económicos com o gigante asiático, mas a mega embaixada continua a ser um obstáculo na agenda entre os dois países.

Leia Também: Guterres defende reforma da ONU que "reflita a realidade atual"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2921313/milhares-de-pessoas-contra-projeto-de-mega-embaixada-chinesa-em-londres#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes