Proteção Civil registou 416 ocorrências por causa do mau tempo em Lisboa

  • 28/01/2026

Segundo o vereador Rodrigo Mello Gonçalves (IL), responsável pelo Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Lisboa, o centro de coordenação operacional registou 416 ocorrências, das quais 310 já se encontravam resolvidas pelas 15:00, resultantes principalmente de "quedas de árvores e quedas de estruturas".

 

As freguesias mais afetadas foram Avenidas Novas, Lumiar e Benfica, e durante a manhã "alguns semáforos não estiveram a funcionar" na cidade de Lisboa, avançou o autarca, na reunião do executivo, acrescentando que, "no pico" da passagem da depressão Kristin foi registada pelas 04:00 "uma rajada" de vento de 110 quilómetros/hora.

Mello Gonçalves salientou que "felizmente não há ocorrências muito graves em Lisboa" e "não há vítimas" em consequência das mais de quatro centenas de situações provocadas pelo mau tempo.

O presidente da câmara, Carlos Moedas (PSD), antes da ordem do dia da reunião pública do executivo, apresentou o novo diretor do SMPC, André Fernandes, e agradeceu aos elementos da Proteção Civil e de forças de segurança e outros funcionários municipais o trabalho realizado na cidade.

Enquanto presidente do conselho da Área Metropolitana de Lisboa, Moedas ofereceu aos municípios vizinhos "a ajuda" dos serviços municipais da capital e lamentou as vítimas mortais da depressão, entre as quais uma na AML, em Vila Franca de Xira.

O vereador da Mobilidade, Gonçalo Reis (PSD), explicou que se registaram avarias em 160 semáforos da cidade, mas em articulação com a E-Redes foram sendo repostos em funcionamento, restando só 28 numa primeira fase sem funcionar, depois 11 e, à tarde, só três estavam por repor.

O vereador Sérgio Cintra (PS) também saudou "o esforço" dos funcionários municipais no trabalho de prevenção para a passagem da depressão, saudação também manifestada pela vereadora Carolina Serrão (BE).

O vereador Carlos Teixeira, do Livre, expressou pesar pelas vítimas da depressão e louvou "os profissionais que, em Lisboa, trabalharam durante toda a noite e têm estado a trabalhar durante todo o dia pela salvaguarda dos lisboetas, resolvendo as consequências dos impactos que a cidade sofreu".

A vereadora Ana Simões Silva, independente (ex-Chega), também agradeceu aos funcionários o trabalho desenvolvido durante a noite na cidade.

A passagem da depressão Kristin pelo território português deixou um rastro de destruição, vários desalojados e causou quatro mortos, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Os distritos mais afetados foram Leiria (por onde a depressão entrou no território continental), Coimbra, Santarém e Lisboa.

Quedas de árvores e de estruturas, corte ou o condicionamento de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações foram as principais consequências materiais do temporal.

A Proteção Civil está em estado de prontidão especial de nível 4, o máximo, em toda a orla costeira entre Viana do Castelo e Setúbal, e há avisos meteorológicos vermelhos (nível mais grave) em toda a costa do continente.

[Notícia atualizada às 18h15]

Leia Também: Seixal reabre vias encerradas por precaução em Amora, Arrentela e Paio Pires

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2927938/protecao-civil-registou-416-ocorrencias-por-causa-do-mau-tempo-em-lisboa#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes